Sabia que você pode parar o empréstimo consignado? Essa informação é conhecida por poucos. Mas devemos ressaltar que isso é feito dentro da lei.
Sendo assim, é preciso conhecer os seus direitos para interromper o pagamento. Afinal, não é simplesmente parar de pagar. Seria bom se fosse somente assim, não é mesmo?
Todavia, se você só não pagar o empréstimo consignado, a dívida ainda fica ativa. Portanto, veja como não ter mais parcelas, de acordo com a lei.
Entenda o que é empréstimo consignado
O empréstimo consignado é a linha de crédito mais contratada. A modalidade conta com o desconto das parcelas diretamente no salário ou benefícios dos segurados do INSS.
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Conheça as regras e prazo para solicitar
Portanto, em função dessa garantia de pagamento, os valores de juros costumam ser menores que as modalidades. Afinal, os bancos têm menos risco de não receber as parcelas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como parar de pagar o crédito solicitado?
Veja como não pagar o seu empréstimo consignado:
Leia mais: 15 Vantagens do novo cartão benefício do INSS! Veja!
1. Desistência
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, uma pessoa pode desistir de qualquer contratação. Isso é o chamado Direito de Arrependimento. Portanto, em até 7 dias, a contar da data da contratação, pode-se desistir do empréstimo consignado.
Mas é preciso lembrar da necessidade de devolver o dinheiro se o mesmo já foi depositado. Além disso, deve-se retornar ao banco o que já foi usado.
2. Suspensão em caso de fraude
Caso haja um desconto indevido na folha de pagamentos do beneficiário, ele poderá entrar em contato com o banco e pedir para suspender o empréstimo. Todavia, muitos segurados só percebem o crédito depois que ele já foi gasto, mesmo sem ter contratado.
Assim, deve-se entrar judicialmente com uma ação, pois o gasto do dinheiro é como se fosse uma aceitação desse valor. Então, é preciso provar que não houve a contratação do valor.
3. Falecimento do titular
Quando o titular do empréstimo consignado faleceu, a dívida passa para o primeiro familiar. Esse pode ser esposa, marido, ou filhos. Mas só precisará pagar se existir alguma divisão de bens. Caso não haja, ele não precisa quitar o débito.
4. Pagamento antecipado
A quitação da dívida é a melhor opção. Afinal, além de livrar você da dívida, há um grande desconto! Vale lembrar que em alguns empréstimos existe o perdão de algumas parcelas.
Isso gera bastante economia. Negocie com o seu banco e verifique o quanto você ganha se puder pagar antes. Vale a pena!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!