De modo sucinto, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisa lidar todos os meses com o pagamento de diversas aposentadorias, pensões e outros benefícios. Não obstante, por ser tratar de um instituto com humanos, falhas podem acontecer gerando pagamento extra INSS.
Em vista disso, os aposentados e pensionistas da Previdência Social podem comemorar, visto que em outubro teremos valores adicionais além do que está previsto no calendário de pagamentos disponibilizado no início de 2023.
Então, veja a seguir do que se trata o pagamento extra INSS. Confira!
Do que se trata o pagamento extra do INSS?

Em primeiro lugar, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixou de incluir na revisão do artigo 29 ao menos 148.185 beneficiários que não foram pagos nos calendários de pagamento dos anos de 2013 a 2022.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em razão disso, o INSS deixou de descartar ao menos 20% das menores contribuições no cálculo da média salarial do segurado, reduzindo, assim, o valor final do benefício. E assim, 148 mil beneficiários foram informados à justiça em uma ação civil pública em 2012.
Leia em seguida: Tem mais de 60 anos? VOCÊ PODE TER DIREITO AO AUXÍLIO CESTA BÁSICA – Veja como solicitar e já receber esse benefício
Devido a isso, o INSS foi obrigado a reconhecer o erro e fez a promessa de que iria realizar o pagamento de todos os beneficiários. E assim, os valores deveriam ter sido entregues aos aposentados de forma administrativa. No entanto, o INSS não cumpriu com o acordo, e a Dataprev não pagou os segurados.
E quanto posso receber com os valores da revisão do artigo 29?
De forma resumida, vai depender dos valores das aposentadorias e pensões da revisão. Ou seja, de quanto cada segurado recebe da Previdência Social, visto que alguns segurados recebem o mínimo e outros recebem acima do mínimo.
Leia mais: INSS VAI PAGAR Automaticamente valores na conta dos Aposentados – veja lista agora
Em suma, para saber quanto você irá receber com a revisão do artigo 29, será necessário fazer o cálculo dos valores da revisão e entrar no Meu INSS. E ainda, para receber as últimas notícias com relação à revisão, continue no Jornal JF.
Aprenda como receber pagamento extra INSS
Em síntese, com relação ao cálculo dos valores da revisão, deve-se calcular a partir da correção dos salários pelo INPC, com a média aritmética dos 80% maiores recolhimentos do segurado do INSS, descartando os 20% menores para descobrir o salário base que deveria receber.
Leia mais: IMPACTANTE: INSS Anuncia Lista de ATRASADOS! Veja Quem Vai Receber – Consulte a Lista.
Em seguida, acesse o site MEU INSS. Adiante, faça login com CPF e senha cadastradas no Gov.br. Em seguida, localize a barra de busca digitando “Revisão do Artigo 29”. Depois disso, clique na opção “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”.
Não tenho direito a revisão, existe algum outro pagamento extra do INSS?
Existem muitos segurados que não terão direito a revisão do artigo 29, no entanto, ainda é possível solicitar os retroativos da Previdência Social, se você desconfiar que não está recebendo o que deveria receber do INSS.
Leia em seguida: Definição à vista: STF pode determinar pagamento retroativo da revisão da vida toda pelo INSS – Entenda o caso!
Nestes casos, é possível entrar pela forma administrativa, em que o próprio instituto analisa o pedido de revisão e se for apropriado, começa a pagar os retroativos de forma quase que imediata. Ou ainda, através na Justiça em que podem ser pagos por Precatórios ou Requisições de Pequeno Valor.
Todavia, na dúvida, o ideal é procurar um Especialista em Direito Previdenciário para analisar o seu caso!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!