Após aumento no valor dos combustíveis, governo Lula se manifesta sobre o assunto. Confira as últimas notícias aqui:
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu início a averiguação de situações em que houve aumento no valor dos combustíveis significativamente. Nesse sentido, a ordem para verificar o caso, partiu de Flávio Dino, ministro da Justiça, ao Wadih Demos, Secretário Nacional do Consumidor.
Em seguida você confere mais informações sobre o aumento no valor dos combustíveis em 2023.
Aumento da gasolina em postos
Nos últimos dias, o aumento dos preços do litro dos combustíveis em postos, assusta os consumidores. Isso porque, o valor teve um aumento significativo, produzindo grandes impactos financeiros para quem precisa do veículo para trabalhar como, por exemplo, os taxistas.
Leia em seguida: Caixa Tem Mais De R$ 300 Milhões Em Prêmios Esquecidos; Saiba Se Você Pode Estar Na Lista
Essa questão gerou uma reação no governo Lula que, por meio do ministro da Justiça, deu ordem ao Secretário Nacional do Consumidor, para verificar o aumento no valor dos combustíveis. Confira:
” Já orientei o secretário Wadih a verificar imediatamente a situação dos aumentos irrazoáveis e imoderados dos combustíveis ocorridos hoje, uma vez que não há nenhuma razão objetiva para tanto”, afirmou Dino ao assumir o cargo de ministro da Justiça.
Leia em seguida: Grana Na Conta Dos Aposentados: Justiça Vai Pagar
O Secretário Nacional do Consumidor, Damous, se manifestou em suas redes sociais, sobre o aumento no valor dos combustíveis, declarando que o reajuste é “inaceitável e inexplicável”. Além disso, disse que:
“Não houve aumento no preço internacional do barril de petróleo e a isenção de tributos federais sobre os combustíveis foi renovada”, declarou.
Leia em seguida: Vale-Gás Será Pago Em 2023? Saiba Aqui
No dia 1.° de janeiro, Lula, assumiu o cargo de presidente da República e no mesmo dia, assinou a medida provisória para haver a prorrogação da desoneração de combustíveis no Brasil. Dessa forma, a desoneração dos tributos federais do PIS e do Confins, vai ter validade até o mês de fevereiro, para os combustíveis de gasolina, etanol, gás natural veicular e querosene de aviação. Mas, para o biodiesel, gás liquefeito de petróleo e diesel, o corte vai continuar até o final do ano.
Petrobras não deve intervir no valor dos combustíveis
O senador Jean Paul Prates, foi indicado pelo governo Lula, ao cargo de presidente da Petrobras, afirmou que o preço dos combustíveis terá referência internacional. E, assim, não deve haver interferência no valor do produto e a estatal deve seguir o que o mercado e o governo criarem de contexto.
Leia em seguida: Notícia Quente: Saiba Como Usar O FGTS Para Economizar Dinheiro De Parcelas
Contudo, Prates ainda deve ter o seu nome aprovado para assumir o cargo de presidente da Petrobras, por isso, não se refere como o comandante, para falar sobre o aumento no valor dos combustíveis. Declarou que:
“Nós vamos criar a nossa política de preços para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras. A gente não pode influenciar. Se eu dissesse que a Petrobras controla o preço a ponto de afetar totalmente o mercado nacional, eu estaria reconhecendo uma coisa que eu sou contra dizerem, que a Petrobras é monopólio de refino, que domina o mercado. Não é verdade. Mercado é aberto, impostação está aberto, a Petrobras tem como concorrente todas as refinarias do mundo”.
Leia em seguida: Anúncio Do INSS Preocupa Aposentados: Confira Aqui
Além de declarar que não haverá intervenção no aumento no valor dos combustíveis, o senador falou sobre um momento acontecido e que foi mal interpretado sobre o tema no passado. Portanto:
“Uma vez falei quem faz política de preços é o governo, aí interpretaram que eu estava dizendo que iria intervir porque era do governo. Não. O governo pode simplesmente dizer é livre, é liberado, é PPI, não é PPI. Mas é o governo quem cria o contexto, e o mercado também. Principalmente o mercado, se falta o produto, se sobra o produto, disse Prates.
Leia em seguida: Novo Calendário De Pagamentos Do INSS: Confira As Datas Aqui
Preço de referência regionalizado
Diante o aumento no valor dos combustíveis, Prates falou sobre o intuito que possui em fazer a deliberação sobre um preço de referência regionalizado. No entanto, consiste em uma ideia, que pode ser discutida, pois ainda não se manifesta como presidente da estatal, até haver a aprovação do seu nome para o cargo. Veja:
Leia em seguida: Boas Notícias Para Todos Os Aposentados Do INSS: STF Anuncia Duas Vitórias
“É uma ideia minha que a gente vai discutir dentro do fórum adequado, quem é o CNPE, o presidente da República, o ministro da Fazendo, o MME, a ANP, a EPE, são várias entidades. Se dependesse de mim, a gente levaria uma ideia em que a ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] como órgão regulador desse uma referência de preço regionalizado”.
Leia em seguida: Lula Vai Bancar O 14° Salário Dos Aposentados? Confira Aqui
Confira também: SURPRESA INSS LULA ASSINA DECRETO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!