Ótima notícia! Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, podem consultar a taxa de juros e encargos do empréstimo consignado, cartão de crédito consignado e cartão benefício consignado, que as instituições financeiras cobram por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Confira em seguida!
A partir do dia 12 de outubro, estão disponíveis para consulta a taxa de juros e encargos de serviços consignados na plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seguindo o determinado pela Portaria 1140, doa dia 15 de junho, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Juros do consignado cobrados pelos bancos disponíveis na plataforma Meu INSS

A plataforma Meu INSS, disponibiliza diversos serviços para os segurados de forma online, seja por meio do site ou do aplicativo. Como, por exemplo, permite que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo órgão, consultem seu extrato de pagamento todos os meses.
Leia em seguida: URGENTE: APOSENTADOS, Prova de Vida INSS 2023! Veja se você deve fazer em OUTUBRO
Agora, os contratantes e interessados em empréstimo consignado e nos cartões consignados, podem consultar as taxas de juros cobradas pelos bancos pela plataforma. Dessa forma, precisam acessar o Meu INSS e selecionar a opção “extrato de empréstimos”.
Posteriormente, clicar em “instituições e taxas”, podendo o segurado conferir os juros mais em conta antes de fazer a contratação do serviço.
O beneficiário vai poder verificar os juros anuais, data do desconto da primeira parcela, Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual, saldo devedor original no caso de operação de refinanciamento ou portabilidade.
Leia em seguida: URGENTE: Governo lança programa de CASA DE GRAÇA para idosos – Saiba tudo aqui!
Bem como, o valor cobrado pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), taxa de juros diárias para novas contratações. E, ainda, o número de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da Central de Atendimento ao Consumidor (CAC).
Taxa de juros atual dos consignados
No final do mês de agosto, durante uma reunião extraordinária, o Conselho Nacional de Previdência (CNPS), decidiu por uma nova redução no teto de juros dos consignados, especialmente, para os beneficiários do INSS. Portanto, a taxa do empréstimo consignado passou de 1,97% para 1,91% ao mês.
Leia em seguida: SAIU: INSS vai PAGAR SALÁRIO em DOBRO para AJUDAR APOSENTADOS e PENSIONISTAS – Veja a lista de beneficiários aqui
Já dos cartões consignados, os juros caíram de 2,89% para 2,83% por mês. Dessa forma, as instituições ficam proibidas de cobrarem juros superiores aos mencionados, podendo apenas ser abaixo. Demonstrando a importância do segurado saber os tetos e verificar na plataforma Meu INSS, quanto cada banco está cobrando antes da contratação.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que possui a intenção dos juros do consignado acompanhar as próximas quedas da taxa básica de juros, Selic. Para Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto, a medida é mais uma das ações que visam garantir transparência e proteção aos beneficiários, como também o acesso às taxas pelo Meu INSS.
Leia em seguida: MELHOR que 14º SALÁRIO: INSS vai LIBERAR 3 PAGAMENTOS EM OUTUBRO – GRANA EXTRA para os APOSENTADOS agora mesmo! Entenda
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!