Devido as últimas atualizações com relação aos procedimentos da Previdência Social, os beneficiários ficaram com muitas dúvidas com relação à prova de vida do INSS em outubro. Nesse sentido, entender quais foram as mudanças realizadas é fundamental.
Não obstante, a prova de vida é um procedimento de suma importância para comprovar que os aposentados e pensionistas estão vivos e, portanto, aptos a receber o benefício. Todavia, a prova que antes era responsabilidade do beneficiário passou a caber para o INSS.
Então, veja a seguir como vai funcionar a prova de vida outubro, leia na íntegra.
Novas regras da prova de vida INSS

Em primeiro lugar, a prova de vida INSS 2023 é um procedimento realizado, todos os anos, para comprovar que o aposentado, pensionista ou outro beneficiário continua com vida e, dessa forma, deve continuar recebendo os valores devidos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Não obstante, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passou a realizar a prova de vida de forma automática. Em vista disso, o INSS passou a utilizar um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados, tornando assim o procedimento mais seguro e ágil para os aposentados.
Esse sistema de comparação de informações irá reunir diversas ações dos segurados, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Por exemplo, se o aposentado tomou a vacina para gripe disponibiliza pelo SUS.
Leia mais: PODE COMEMORAR: Aposentados Terão Novo Aumento de 10,68% – Veja Quem Vai Receber agora!
Ou seja, para saber se o INSS realizou a prova de vida, o dependente pode acessar o aplicativo ou plataforma do Meu INSS, ou ligar para o telefone 135 e verificar a data da última confirmação de vida feita pela Previdência Social.
Embora existam novas regras, os segurados podem continuar a fazendo a prova de vida normalmente?
E a resposta é sim. Visto que apesar das novas regras, os segurados que quiserem podem continuar fazendo a prova de vida nos bancos, ou seja, a instituição financeira não pode recusar realizar o procedimento da prova de vida. Ou pode realizar também por biometria facial, pelo app Meu INSS.
E como saber se eu estou na lista de quem deve fazer a prova de vida em outubro?
De forma resumida, todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade precisam realizar a prova de vida todos os anos. Todavia, o INSS tem realizado o procedimento de forma automática, contudo, fique atento as notificações no aplicativo Meu INSS.
Leia mais: VEJA AGORA: Lula Anuncia Novo Salário Mínimo 2024 com Valores Inacreditáveis – Saiba Tudo!
E se a prova de vida em outubro não for realizada?
Em síntese, se você não realizar a prova de vida, o INSS vai enviar uma notificação para entender o que pode ter acontecido e também solicitar ações para comprovar a vida do segurado. Em seguida a emissão do comunicado, o segurado terá 60 dias para realizar a prova de vida.
Leia mais: VEJA AGORA: Lula Anuncia Novo Salário Mínimo 2024 com Valores Inacreditáveis – Saiba Tudo!
Todavia, se dentro dos 60 dias, nenhuma atitude for realizada, o INSS vai realizar uma pesquisa externa, que será feita por um servidor do instituto para identificar se o segurado continua com vida. Entendendo pela morte do mesmo, o benefício pode ser cortado.
Dessa forma, é fundamental manter os dados atualizados na plataforma do Meu INSS. E para mais informações, continue no Jornal JF.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!