Desde quando a Previdência Social começou a atuar no Brasil, foram exigidas determinados requisitos para que o segurado pudesse se aposentar. No entanto, novas mudanças foram anunciadas com relação à idade mínima para se aposentar.
Em vista disso, destaca-se que se aposentar no Brasil, não se limita as contribuições necessárias, também sendo preciso atingir outros requisitos a depender da modalidade escolhida. No entanto, com vários debates em questão, a idade mínima para se aposentar se tornou um impasse.
Então, veja a seguir as mudanças com relação à idade mínima para se aposentar. Confira!
Quais são as mudanças com relação à idade mínima para se aposentar?

Desde a Reforma da Previdência, a aposentadoria no Brasil passou por várias mudanças, com relação à idade mínima para se aposentar. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ela ainda é obrigatória, mas finalmente chegamos ao término da sua progressão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
De forma resumida, chegou ao término a progressão de seis meses adicionada as mulheres, que foi inserida na Reforma da Previdência do INSS. Inclusive, a cada ano, um novo patamar era estabelecido. No entanto, em 2023, ficou em 65 anos para os homens, e 63 anos para as mulheres.
Destaca-se que, na época, a progressão no tempo foi pauta para diversas discussões, visto que muitos especialistas acreditavam que a progressão estaria mais a prejudicar do que ajudar as mulheres ao longo do tempo, trazendo ainda mais dificuldades para a aposentadoria.
Leia em seguida: ATENÇÃO: R$ 2 Bilhões em Dinheiro Esquecido! Consulte e Veja se Você Tem Direito – Prazo Acabando!
Embora a idade mínima fosse muito debatida, as regras de transição também seguem sendo um dos requisitos obrigatórios para a aposentadoria. E assim, as regras se aplicam somente aqueles que já estavam contribuindo antes da Reforma.
Do que se trata a regra de transição?
Em síntese, a regra de transição é uma regra criada para reduzir as sequelas trazidas pela Reforma da Previdência para aqueles contribuintes que já começaram a contribuir antes das alterações dos requisitos necessários e da forma de cálculo das aposentadorias.
Leia em seguida: URGENTE: CAIXA Libera R$15.000 para Quem Recebia AUXÍLIO BRASIL – Confira Agora!
É o fim da idade mínima na aposentadoria especial?
Destaca-se que está sendo debatido no Supremo Tribunal Federal (STF), as regras de aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse sentido, a pauta a ser discutida é com relação sobre a obrigatoriedade da idade mínima para aposentar inserida após a Reforma da Previdência.
Em razão da discussão, as principais pautas debatidas é que, antes da Reforma, a elegibilidade para a aposentadoria especial estava na acumulação de um determinado período de contribuição. No entanto, com as mudanças passou a exigir-se a idade mínima.
Leia mais: INSS Anuncia Pagamento em Dobro para Beneficiários do BPC- Confira agora mesmo mais informação
Em 2020, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI) apresentou uma ação ao tribunal sustentando que a imposição da idade mínima para aposentar pode forçar trabalhadores a permanecerem em atividades que sejam nocivas à saúde.
Em suma, o STF encontra a necessidade de reavaliar a necessidade da imposição da idade mínima, visto que o Governo Federal deve sempre prezar pelo melhor para os trabalhadores brasileiros, ainda mais com relação às aposentadorias.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!