A partir de agora, vão acontecer muitas mudanças para aposentados e pensionistas do INSS. Mas você sabe quais são elas?
Todos os anos o INSS busca aprimorar os seus sistemas com o objetivo de reduzir fraudes e ampliar os benefícios para quem realmente precisa.
Conheça as estratégias do governo federal para atingir beneficiários e segurados de forma unificada e organizada.
Novas regras INSS: o muda para o aposentado
Com as novas regras do INSS, os aposentados vão ser os maiores beneficiários. A principal mudança é a realização da prova de vida, de forma automática.
Ou seja, aposentados e pensionistas poderão ter a confirmação da prova de vida por meio de outros órgãos do governo federal, como, por exemplo, título de eleitor.
Leia mais: Lula vai antecipar o 13º salário dos aposentados em 2023? Entenda como irá operar pagamentos
A prova de vida é a comprovação de que o segurado está vivo e deve continuar na folha de pagamento do INSS.
Uma outra forma de verificar que a pessoa está viva é, por exemplo, a confirmação de que ela tomou vacina no posto de saúde. Além de seguro, este método de comprovação de vida é muito mais prático.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Verificação de dados pelo INSS
O INSS vai utilizar uma rede de informações para a confirmação de que o segurado continua vivo. Não apenas de um órgão específico, mas um conjunto de dados.
Conforme informações do Ministério do Trabalho e Previdência, o INSS, irá recolher um conjunto de informações ao longo do tempo, e com base nisso, terá finalmente concluído a Prova de Vida.
Leia mais: Urgente! Você pode receber mais de R$ 78 mil do INSS neste mês; saiba mais
Uma outra forma de confirmar a Prova de Vida, é por meio do aplicativo Meu INSS, desde que você acesse o aplicativo por meio de um selo ouro.
Com esse selo, você consegue obter empréstimos consignados, além de poder realizar reconhecimento biométrico.
Prazo para realização da Prova de Vida do INSS
O prazo para realização da Prova de Vida do INSS é durante o mês de aniversário do segurado. Com essa confirmação, mais um ciclo de recebimentos está garantido.
Caso o INSS não consiga informações suficientes para a comprovação automática de vida dos segurados, estes podem realizar dentro de 60 dias a confirmação de que está vivo.
Leia mais: Surpresa na tramitação do 14º salário do INSS; Veja o que aconteceu
Para saber se sua Prova de Vida já foi realizada, basta acessar o aplicativo do Meu INSS e confirmar, ou então, basta ligar para o número de telefone 135, que é outro canal de atendimento do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!