Quem contratou o empréstimo consignado do INSS tem algumas possibilidades de parar de pagar as parcelas da linha de crédito e tudo isso é dentro da lei. Confira agora como funciona a suspensão do empréstimo:
O empréstimo consignado é uma linha de crédito que conta com o desconto das parcelas diretamente da conta dos beneficiários. Por conta disso, os valores de juros costumam ser menores que as demais. Mas, por ser desconto direto, muitas pessoas têm dúvidas de como podem parar de pagar. Por isso, confira essas dicas:
1- Suspensão do empréstimo por desistência
De acordo com o Código do Consumidor, o contratante pode desistir da contratação de qualquer serviço e isso inclui o empréstimo consignado. Porém, existe um prazo para isso, chamado Direito de Arrependimento.
A primeira maneira de suspender o pagamento é fazendo a desistência do empréstimo ou cartão de crédito consignado. Porém, existe um prazo para isso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível desistir de qualquer contratação, é o chamado Direito de Arrependimento. Em até 7 dias, a contar da data da contratação, é possível desistir do empréstimo consignado. Contudo, logicamente, é necessário devolver o dinheiro se o mesmo já foi depositado e, da mesma forma, devolver se algum valor já foi gasto.
Mas, tenha cuidado com os golpes aplicados na desistência. Um golpe comum quando o beneficiário pede para cancelar o contrato é pagar um boleto com um valor cobrado pela desistência e isso NÃO existe. Portanto, se certifique de cancelar diretamente no banco e nunca pague nenhum valor da desistência.
2- Suspensão do empréstimo quando acontece fraude
Se houver algum desconto indevido na folha de pagamentos do beneficiário, ele poderá entrar em contato com o banco e pedir para suspender o empréstimo. Mas, um problema recorrente nesse caso é que muitos beneficiários percebem após passar muito tempo da contratação. Muitos até já gastaram o dinheiro depositado, que não contrataram. Nesse caso, é possível entrar judicialmente com uma ação, mas o gasto do dinheiro é como se fosse uma aceitação desse valor. Sendo assim, costuma complicar mais para o beneficiário.
Leia mais: Justiça liberou R$ 1,37 bilhão para pagamento aos aposentados
3- Quitar a dívida de forma antecipada
Quitar a dívida de contrato do empréstimo consignado de forma antecipada é uma ótima alternativa. Além de se livrar da dívida antes do previsto, os beneficiários do INSS podem garantir um desconto muito alto. Algumas parcelas são amortizadas, ou seja, há o perdão de algumas parcelas. Isso gera bastante economia. Negocie com o seu banco e verifique o quanto você ganha se puder pagar antes.
Suspensão do empréstimo pelo falecimento do titular
Quando o beneficiário titular do empréstimo consignado falece, a dívida fica para o primeiro familiar, seja esposa, marido, ou filhos. Esse precisará pagar se existir alguma divisão de bens, e somente nesse caso. Se não houver essa divisão de bens, ele NÃO precisa quitar.
Além disso, existe o seguro prestamista. Esse seguro quita a dívida da linha de crédito em caso de falecimento do titular. Os valores são inclusos nas parcelas que são descontadas junto com o empréstimo.
Leia mais: Saiba agora como aposentados podem receber DUAS parcelas de R$1980 em 2023!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!