O Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o chamado “pente-fino” e isto pode levar a suspensão ou até mesmo a perda dos benefícios. Já que está fase é utilizada para verificar o cadastro de quem está recebendo benefícios do instituto.
Portanto, é bastante importante ficar atento aos seus dados e sempre atualizar o seu cadastro como forma de evitar qualquer suspensão do benefício.
Além disso, o pente-fino é uma forma de o INSS identificar casos em que o benefício está sendo pago de forma indevida e desse modo diminuir as despesas do instituto.
Desse modo, fique atento e veja como não perder seu benefício.
Quando o pente-fino teve inicio?
O INSS começou a fazer a análise dos dados cadastrais e passar o “pente-fino” nos benefícios pagos em novembro de 2022 e deve prosseguir até o início deste ano.
Leia Mais: Aposentados do INSS receberão 1,9 bilhão em pagamentos!
Desse modo, é necessário ficar atento a sua caixa de mensagens do aplicativo MEU INSS ou no próprio site do MEU INSS, já que se houver alguma irregularidade ou pendência no cadastro, será enviada notificação para que o beneficiário possa fazer a devida regularização.
Por que o INSS faz o “pente-fino”?
O “pente-fino” que é passado pelo INSS é uma forma de o instituto garantir que não está pagando benefícios para pessoas que não possuem mais direito aquele salário.
Leia Mais: Notícia boa para quem tem mais de 60 anos: Benefícios liberados
Portanto, os benefícios do auxílio-doença, beneficio de prestação continuada e aposentadoria por incapacidade permanente, são os priorizados pelo INSS.
Isto porque, estes benefícios possuem regras específicas e muitos podem ser modificados de acordo com a evolução do quadro de saúde do beneficiário e de sua renda.
Desse modo, o “pente-fino” é uma forma de o INSS evitar gastos com benefícios que não deveriam estar sendo pagos.
O que o INSS faz se encontra algum erro?
O INSS aos fazer o “pente-fino” e constatar que existe alguma divergência de dados ou que falta informação ou qualquer outro tipo de irregularidade, notificará o beneficiário para que o mesmo possa regularizar o seu cadastro.
Leia Mais: Notícia Boa: Folha de pagamento dos aposentados vai ter SURPRESA
Sendo que em alguns casos, como no da aposentadoria por incapacidade permanente, o INSS poderá exigir que o beneficiário passe por uma nova perícia médica.
Portanto, será marcar um horário e data para o beneficiário comparecer a uma agência do INSS para fazer a nova avaliação. Desse modo, o objetivo é certificar que o beneficiário ainda possui as mesmas condições de quando o benefício foi concedido e que sua incapacidade não foi revertida.
Sendo que, os beneficiários da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença que fizeram a última avaliação há mais de 6 meses e não tem previsão de alta deverão fazer nova pericia.
Como posso evitar o bloqueio do meu beneficio?
Para que o INSS não bloqueie o seu benefício é necessário manter o seu cadastro sempre atualizado. Desse modo, você não cairá no pente-fino.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.