Veja como funciona o pagamento RPV e se os valores vão cair na conta dos aposentados nesse mês de março. Fique por dentro de todas as informações:
Após a concessão do benefício previdenciários, os aposentados possuem o direito de receber os valores referentes aos atrasados. Em geral, os valores podem chegar a uma bolada, pois acumulam desde a data em que o segurado fez a solicitação. Ou da data em que cumpriu os critérios para ter direito de receber o benefício.
Continue acompanhando e confira em seguida mais detalhes sobre o pagamento RPV!
Quando começo a receber os valores atrasados?
O pagamento dos valores atrasados vai depender da via em que o segurado solicitou a concessão do benefício. Ou seja, se por via administrativa ou por via judicial. Nesse sentido, no caso de solicitação administrativa, em que o pedido é feito diretamente ao INSS, o beneficiário vai receber uma carta de concessão.
Leia em seguida: Tutorial: Descubra Passo A Passo Para Solicitar A Suspensão Do Seu Empréstimo Consignado
Desse modo, verificando que as informações procedem e concorde com o seu salário de benefício, desde o primeiro pagamento, vai ser possível receber os valores atrasados. Já na esfera judicial, o pagamento dos atrasados podem acontecer por meio da RPV (Requisição de Pequeno Valor) ou por precatório, a depender do valor.
Outro ponto importante do recebimento dos atrasados via judicial, é que após o deferimento do benefício, o processo é remetido para a contadoria. Sendo assim, somente após o Juiz homologar é que o aposentado vai poder receber os valores retroativos.
Leia em seguida: Saiu Agora: Pagamento Extra Do Bolsa Família É Suspenso? Entenda
Qual a diferença de pagamento RPV e precatório?
Conforme mencionamos, o pagamento dos valores atrasados para os aposentados que conseguiram seu benefício por via judicial, pode ocorre por RPV ou precatório. Contudo, existe uma diferença entre essas duas formas de pagamentos que você precisa saber.
Leia em seguida: Surpresa: Confira Mais Uma Nova Modalidade De Saque Do FGTS; Veja O Que Mudou
Isso porque, no caso do pagamento RPV, o valor dos atrasados não pode ser superior a 60 salários mínimos. E todos os meses são liberados lotes pelo Conselho da Justiça Federal, para que os Tribunais Regionais Federais façam o pagamento para os beneficiados.
Todavia, no caso do pagamento por precatório, o valor dos atrasados é acima de 60 salários mínimos. Podendo o aposentado demorar para receber de 1 anos e meio a 2 anos. Em ambas as formas de pagamentos, o dinheiro é crédito em uma conta do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Leia em seguida: Saiu Agora: INSS Promete Duas Parcelas De R$ 660 Para Aposentados E Pensionistas
Pagamento RPV do INSS vai sair esse mês?
Os aposentados podem receber o pagamento RPV ainda esse mês. Por exemplo, o TRF-4, liberou os saques no dia 7 de março, em relação às requisições autuada no mês de janeiro. Dessa forma, para saber se o seu pagamento está liberado é necessário acessar o site do tribunal competente. Confira:
Leia em seguida: Veja Agora: Cartão De Crédito Para BPC É Liberado? Confira
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique aqui para consultar;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique aqui para consultar;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique aqui para consultar;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique aqui para consultar;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique aqui para consultar.
Leia em seguida: CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA MARÇO: Confira Valores E Data De Pagamento Do Benefício
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: PAGAMENTO do 14 salário INSS para aposentados com LULA em 2023?
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!