Os brasileiros podem ter um dinheiro perdido nos bancos e poderão consultar e sacar. Muita gente não sabe, por isso confira como encontrar dinheiro esquecido em bancos.
Muitas vezes, o cidadão deixa os valores esquecidos em contas nos bancos. Esses valores ficam esquecidos por encerrar alguma conta com saldo, por ter sido cobrado alguma taxa indevida, algum valor em duplicidade, dentre outros. Porém, a pessoa acaba não recebendo ou retirando de volta o valor que é seu por direito.
Por conta disso, o Banco Central liberou as consultas dos valores esquecidos nos bancos. Há uma plataforma própria para realizar essas consultas. Além disso, o saque também pode ser solicitado por lá. Veja como:
Como encontrar dinheiro esquecido em bancos
O Banco Central criou a plataforma Valores a Receber. Dessa forma, os brasileiros podem fazer a consulta dos valores esquecidos. Para acessar, basta clicar AQUI. Após isso, selecione a opção “Consulte valores a receber”. Insira seu CPF e sua data de nascimento e o sistema vai mostrar os valores que você possui para resgatar e de quais bancos são.
Esse sistema estava suspenso para manutenção, mas voltou a funcionar no início de março. Ao todo, os brasileiros tinham mais de R$ 6 bilhões esquecidos nos bancos. De acordo com o Banco Central, o valor pertence a cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Agora, o sistema está contando com algumas melhorias. Mas, para que a pessoa consiga resgatar os valores, é preciso que tenha selo prata ou ouro no gov.br.
O que mudou na consulta de dinheiro esquecido?
As novidades na consulta do dinheiro esquecido do Banco Central começam no dia 07 de março, a partir das 10 horas.
- Inclusão de todos os valores no SVR (Sistema Valores a Receber), ampliando o montante e possibilidade de receber;
- Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema;
- Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento;
- Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
- Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.
Leia mais: Precisando de renda extra? Ganhe dinheiro pela internet! Dicas incríveis
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Leia mais: Atenção: Saldo extra na conta? Saiba como receber dinheiro esquecido do BC
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!