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Atenção: saiba o que fazer se você perdeu prazo porque o sistema do INSS estava fora do ar

Atenção: saiba o que fazer se você perdeu prazo porque o sistema do INSS estava fora do ar

Atenção: saiba o que fazer se você perdeu prazo porque o sistema do INSS estava fora do ar

Por Marcus Vinicius
07/11/2022
Em Dicas, INSS
0

Os sistema do INSS ficou fora do ar desde a última segunda-feira! Veja o que fazer se você perdeu os prazos em virtude disso! Confira!

Diversos serviços disponíveis na plataforma gov.br permaneceram fora do ar por vários horas, até serem reestabelecidos. Veja aqui como resolver problemas causados por essa falha!

MEU INSS instável, veja o que houve

Serviços listados na plataforma gov.br passaram um bom tempo fora do ar, tendo assim deixado de funcionar na segunda-feira sendo reestabelecidos somente na tarde de terça.

Dentre os serviços suspensos estavam: Meu INSS, Receita Federal, Conect SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital, e o SouGov.br.

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Dessa forma aqueles que deveriam cumprir prazo no aplicativo ou no site do MEU INSS tem direito à defesa, desde que tenham protocolado a mesma até 24 horas depois do atraso, de acordo com a portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, que estabelece que ”em caso de instabilidade no sistema o prazo é prorrogado para as 24 horas seguintes ao dia agendado”.

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Perdi o prazo, e agora?

Para quem perdeu o prazo, a portaria é extremamente clara em relação ao prazo, entretanto nem todos terão a facilidade de protocolar assim sua reclamação online.

Leia mais: Além de salário, aposentados têm direito a outros 2 benefícios do INSS; saiba quais são

Aqueles que devem protocolar seus processos de forma física deverão dirigir-se a uma agência da previdência social, entretanto o atendimento espontâneo não existe mais.

Dessa forma é necessário que o segurado agende assim um atendimento!

Conclusão

Sendo assim aconselha-se a segurados, ou outros a quem isso seja relevante, documentar amplamente quaisquer falhas do sistema que impeçam a realização dos serviços oferecidos pela plataforma gov.br.

Fotos, prints (da tela do computador) são excelentes alternativas, devendo ser assim encaminhados à ouvidoria do gov.br através do link falabr.cgu.gov.br!

Também é importante que o interessado possa tentar abrir uma tarefa do requerimento desejado pelo telefone 135, para posteriormente juntar a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos não perderia a DER.

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É interessante também entrar em contato através do telefone 135, o contato oficial do governo federal, averiguando assim os motivos do sistema estar fora do ar e podendo até mesmo, através desse número, abrir uma tarefa do requerimento desejado, o que ajuda em eventuais processos futuros.

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