O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício disponível apenas para trabalhadores de carteira assinada, que tem como objetivo garantir uma proteção financeira ao trabalhador, e pode ser usada em casos específicos.
Foi adicionado recentemente uma nova modalidade de saque que prevê valores de até R$6.220!
No entanto, é preciso se enquadrar em algumas exigências do governo para realizar o saque, para descobrir quais são, basta continuar lendo o nosso conteúdo.
Nova modalidade de saque FGTS
A princípio, os valores disponíveis no FGTS podem ser sacados em casos específicos, como os já conhecidos saque-rescisão e o saque-aniversário.
E para os que não sabem ou não lembram como o FGTS funciona, aqui vai uma breve explicação: todos os meses é descontado do salário bruto do trabalhador, e é depositado na Caixa Econômica Federal pela empresa empregadora.
O valor se torna um fundo de garantia para o trabalhador, que pode ser sacado em caso de aniversário, rescisão, falecimento, aposentadoria e quando o trabalhador atinge os 70 anos.
Leia mais: Nubank faz alerta geral para clientes que têm dinheiro no banco; Veja aqui o que aconteceu
No entanto, foi adicionada uma nova modalidade de saque para os trabalhadores de carteira assinada que se intensificou neste mês de Janeiro de 2023, que ficou conhecido como saque Calamidade!
Confira a seguir como ele funciona e até quanto você pode pedir em dinheiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como o saque calamidade funciona?
Com o saque calamidade do FGTS, o trabalhador pode sacar de sua conta valores de até R$6.220. No entanto, existem alguns requisitos no qual esses trabalhadores precisam estar incluídos para terem acesso à modalidade.
O saque calamidade está disponível para os trabalhadores que apresentam algum tipo de necessidade urgente ou grave em decorrência de desastres naturais.
Ou seja, devido às fortes chuvas de verão que estão acontecendo desde janeiro, muitas casas estão sendo alagadas e as enchentes vêm prejudicando cada vez mais a saúde e o bem-estar das famílias.
Leia mais: CUIDADO: Bolsa Família está passando por PENTE FINO! Saiba mais
Dessa forma, a caixa econômica, têm disponibilizado valores para saque através da modalidade calamidade para que esses trabalhadores consigam cobrir os danos causados pelas chuvas fortes, como:
- Reconstrução de imóveis atingidos pelas fortes chuvas;
- Compra de móveis novos;
- Pagamento de aluguel enquanto não está morando na residência devido o risco;
- Dentre outros gastos.
Assim, os trabalhadores têm acesso a uma ajuda emergencial.
Quando o valor é liberado?
Há ainda uma segunda condição para que o valor possa ser liberado na conta desses trabalhadores residentes em áreas de risco.
Leia mais: DINHEIRO liberado pelo Banco Central está disponível? Confira aqui
No caso, o valor só é liberado por meio de decreto pelo governo quando o mesmo identifica o risco para certas áreas dentro de um estado, e tem um prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil após o decreto.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!