A prova de vida INSS 2023 terá algumas mudanças. Até o momento, a obrigatoriedade da comprovação está suspensa para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS. Porém, essa determinação vale até o dia 31 de dezembro de 2022.
Portanto, quem não fez a prova de vida a partir de fevereiro, quando o governo federal tirou a obrigatoriedade, não terá o pagamento suspenso. Entretanto, mesmo sendo opcional, o aplicativo Meu INSS e os terminais de autoatendimento dos bancos seguem ativos caso os segurados desejem fazê-la.
No entanto, o INSS destaca que o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida INSS 2023. De acordo com o governo, 36 milhões de pessoas foram impactadas com a decisão. Desse número, 5 milhões têm mais de 80 anos.
Atendimento hospitalar para comprar prova de vida INSS 2023
A prova de vida é feita uma vez por ano. Por meio desse documento, os bancos têm a finalidade de impedir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios sem interrupções.
Leia mais: Pagamentos do PIS PASEP liberados para aposentados!
Para 2023, os dados de atendimento de hospitais públicos e privados valerão para a prova de vida. Portanto, veja quais procedimentos valem:
- Atendimento em perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- Registros de vacinação;
- Consultas no SUS (Sistema Único de Saúde).
O INSS realizará de maneira proativa um cruzamento de informações na base de dados da instituição ou de órgãos governamentais. Dessa forma, o beneficiário não precisará comparecer a uma agência do órgão previdenciário. INSS
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais situações também servem para a prova de vida INSS 2023?
Além do atendimento em hospitais públicos e privados, outras formas valerão para a prova de vida INSS 2023. Veja quais são:
Leia mais: Ótima notícia para quem tem +60 anos: 5 benefícios LIBERADOS! Veja como receber
- Acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- Atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- Comprovante de votação nas eleições;
- Declaração de imposto de renda; Emissão ou renovação de passaporte;
- Emissão ou renovação de carteira de identidade;
- Emissão ou renovação de carteira de motorista;
- Emissão ou renovação de certificado de alistamento militar;
- Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.
Entretanto, caso o beneficiário não tenha nenhuma comprovação de vida por meio do cruzamento de dados, ele será notificado. O aviso é um mês antes do seu aniversário.
Para o caso de dúvidas
O segurado que tiver dúvida sobre a prova de vida INSS 2023, pode ligar para a central de atendimento do INSS, no número 135. Afinal, o serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Leia mais: Saque-aniversário do FGTS; Confira o calendário do último trimestre do ano
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!