A perícia médica INSS tem sido disputada no órgão previdenciário. Afinal, a pandemia da Covid-19 trouxe um cenário diferente para os trabalhadores que precisaram dar entrada no auxílio-doença.
Leia mais: INSS: Pagamento esperado pelos aposentados! Saiu agora!
Houve erros nas concessões dos benefícios de quem está doente e, até mesmo, de quem já teve alta médica. Portanto, hoje há mais de 386 mil agendamentos da perícia médica presencial, conforme o levantamento do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, IBDP.
A Secretaria de Previdência e Trabalho garante um tempo médio entre o agendamento e realização da perícia médica INSS. Atualmente, esse período é de, em média, 39 dias!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Dificuldade para receber o benefício
Segundo a Lei 14.131, o INSS deveria conceder o benefício de auxílio por incapacidade temporária sem perícia médica presencial até o dia 31 de dezembro. Afinal, isso pode ser feito mediante a análise de atestado e outros documentos médicos. Porém, os segurados encontram dificuldade para receber o benefício e também para ter alta médica.
O pedido de perícia médica INSS, bem como entrada no pedido de auxílio-doença estão ultrapassando 90 dias. Portanto, quem teve que ser afastado por 30, por exemplo, acabou ficando prejudicado.
Nesse caso, alguns beneficiários que ficaram sem pagamento no período de incapacidade temporária acabaram entrando na justiça contra o INSS. Afinal, ficaram sem receber o salário, em função do afastamento, e não conseguiram marcar a perícia médica INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como marcar a perícia médica INSS?
Devido ao grande número de agendamentos de perícia médica INSS, o ideal é que a marcação seja feita pela internet. Dessa forma você evita ficar horas na fila ou ficar esperando muito tempo ao telefone.
Para isso, basta acessar o portal do INSS e fazer o seu login. Após feito isso, vá até “Agendar Perícia” e clique em novo. Depois disso, é somente acompanhar o seu requerimento que eles vão te informar o dia e a hora que deve comparecer para realizar a perícia médica INSS.
Caso o segurado não tenha acesso à internet, o ideal é ligar pelo 135 para realizar a marcação.
No dia da perícia médica INSS compareça com um documento oficial com foto, carteira de trabalho e declaração do último dia trabalhado.
Leia mais: URGENTE: Aposentados e pensionistas do INSS podem perder seus benefícios
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!