Grande novidade para todos do INSS! O aumento da margem INSS estará na MP que já está em vigor. Confira mais informações.
Os aposentados e pensionistas do INSS estão esperançosos com a votação e possível aprovação do Projeto de Lei 4188, que concede o aumento da margem INSS. O PL, de autoria do poder executivo federal, prevê o aumento definitivo da margem do INSS em 5%. Assim os segurados teriam acesso àquela margem que estava em vigor no ano passado definitivamente e assim muitas pessoas serão beneficiadas
Leia mais: INSS divulga calendário de pagamentos deste mês
No entanto, recentemente passamos a ter atualizações sobre esse processo através do deputado federal capitão Alberto Neto, que traz duas informações importantíssimas. A primeira informação é de que a votação do PL 4188 não é mais uma prioridade da Câmara dos Deputados, sendo assim não vai acontecer votação. Contudo, o acordo que existe na casa do legislativo é que o texto referente ao PL 4188 será acrescentado na Medida Provisória 1085, que já está em vigor.
Confira as informações sobre o aumento da margem do INSS!
Votação do aumento da margem INSS
Se você é aposentado, pensionista ou trabalhador que tem direito a contratar empréstimos consignados, a redução da margem consignável não é novidade. Em 2021, esses grupos tinham acesso a 35% de margem em razão da Lei 14.131/2020, que acrescia esse percentual. Contudo, no dia 31 de dezembro a validade da lei chegou ao fim e tivemos a redução da margem para 2022.
Atualmente, todos que podem contratar empréstimos direto na folha de pagamento tem margem consignável de 30%. Isso significa que dois terços dos segurados do INSS têm direito a comprometer R$363,6 do seu salário a cada mês a fim de pagar os empréstimos. Em contrapartida, se calcularmos com o percentual da margem de 2021, esse valor seria de R$424,2 e ajudaria muitas pessoas a passar por esse momento de pandemia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Com o surgimento do PL 4188, os beneficiários do instituto e outros trabalhadores puderam esperar uma melhora financeira para o ano de 2022. No entanto, é necessário ficar ciente que a votação desse PL não vai acontecer. Isso porque de acordo com o deputado Alberto Neto, houve um acordo na Câmara para incluir o texto do projeto de lei na MP 1085, que já está em vigor
Aumento da margem vai ser aprovado?
Por enquanto não é possível afirmar nada sobre a aprovação do aumento da margem INSS definitivo. O que pode-se concluir é que com o aumento dos 5% de margem, muitas pessoas poderão contratar novas linhas de crédito. Além disso, será possível pagar as dívidas que estão em aberto por causa do fim da margem no ano passado.
O que se espera é um bom resultado desse processo, uma vez que o acordo já foi firmado e com isso podemos contar com o comprometimento do poder legislativo.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: 13° salário INSS: Calendário oficial CONFIRMADO
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: