Devido a Lei do aumento do valor da margem consignável do INSS aprovada pelo Presidente Jair Bolsonaro a margem do consignado aumentou para 40% e agora beneficia também os servidores públicos.
Desse modo, os servidores públicos já podem contar com a margem aumentada para fazer o pedido do empréstimo consignado. Então, confira a seguir.
Qual o aumento de margem consignada para os servidores públicos e segurados do INSS?
Primeiramente, é preciso entender que a nova lei aumentou a margem consignável para os aposentados e pensionistas do INSS, beneficiário do Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Os trabalhadores celetistas e os participantes do Auxílio Brasil também foram contemplados com a nova margem.
Leia Mais: Saiba quem tem direito ao projeto que libera abono extra pelo INSS
Dessa forma, para os aposentados e pensionistas do INSS e participante do BPC o aumento de margem foi um pouco maior. Para este grupo a margem consignável aumentou para 45%. Isto porque, foi criado uma margem de 5% para uso exclusivo de um cartão beneficio. Este cartão só contempla os segurados do INSS.
Já aos servidores públicos, foi concedida uma margem de 40%. Sendo que a renda mensal deste grupo poderá ser comprometida na seguinte proporção:
- 35% para empréstimo e financiamento consignado
- 5% para cartão de crédito.
Além do aumento da margem para 40%, a nova lei estabeleceu que o a margem poderá ser ainda maior, caso o órgão responsável pelo servidor entender que pode aumentar.
Os militares das Forças Armadas empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional também foram contemplado igualmente aos servidores públicos.
O servidor público poderá utilizar qual valor para empréstimo consignado?

Como o valor da margem consignável é baseada na proporção de 40% que pode comprometer da renda mensal do beneficiário com empréstimo ou cartão consignado. É importante entender que o valor que será liberado de crédito pessoal dependerá do valor recebido mensalmente pelo servidor público.
Leia Mais: Consiga um empréstimo mesmo com Score baixo; saiba como
Desse modo, quanto maior o salário do servidor, maior será o valor liberado.
Portanto, por exemplo, se o servidor público recebe como salário mensal um salário mínimo, que em 2022 corresponde ao valor de R$ 1.212,00.
Sendo assim, o empréstimo que será liberado poderá comprometer o valor de R$ 424,20 mensalmente da renda do servidor público.
Não existe um limite de número de empréstimos que pode ser adquirido. Portanto, os servidores públicos podem adquirir quantos empréstimos quiserem desde o valor das parcelas de todos os empréstimos somados respeitem a margem consignada.
Porém, deve ser observado se a soma dos descontos da remuneração não alcançam 70%, caso isso ocorra não da para utilizar mais do crédito consignado. Isto porque, se os descontos do empréstimo juntamente com os descontos obrigatórios como IRPF e previdência comprometer mais de 70% da renda mensal do servidor.
Como requerer o empréstimo consignado do INSS com o aumento de margem?
As instituições financeiras já liberaram o novo valor da margem consignada. Desse modo, os servidores públicos que possuem interesse em adquirir o empréstimo consignado podem entrar em contato com o João Financeira que é especializado em empréstimos consignados.
Leia Mais: Liberado 3 pagamentos extras para o INSS; saiba mais e como funciona
Então, será feito uma análise dos dados do servidor público e através dela será feita uma proposta de concessão de crédito. Na qual haverá o valor que será liberado, condições de pagamento e taxa de juros, prazo para quitação e outras informações.
Assim, aproveite que o empréstimo consignado possui as menores taxas de juros do mercado e faça o seu.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o BPC/LOAS. Clique no link e saiba mais:
Beneficiários do BPC LOAS terão direito ao 13º salário em 2022? Confira aqui
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.