Há um aumento geral dos preços uma inflação que ocorreu de forma muito forte. Consequentemente, para alcançar o equilíbrio, o governo pretende aumentar o salário mínimo. Assim, de acordo com o relatório da secretaria de Política Econômica vinculado ao Ministério da Economia o Índice Nacional de preços ao Consumidor (INPC) no próximo ano traspassará de 4,25% para 6,70% no ano que vem.
Por isso, temos previsões de aumento do salário mínimo. Trata-se de uma referência aos salários dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o aumento do valor dos bens e serviços, de acordo com a constituição o salário mínimo nacional deve ser reajustado anualmente. Assim, o Governo Federal ajustará anualmente o nível mínimo nacional em resposta à inflação.
Dessa forma, o poder de compra dos brasileiros é preservado, à medida que a moeda diminui gradualmente. Além disso, de acordo com a constituição o INSS deve então reajustar os salários dos aposentados, para que não percam o poder aquisitivo.
Entretanto, na prática, o que ocorre não é ganho real com o reajuste do salário mínimo, feito com base na inflação. Depois o INPC, que serviu de base para as modificações federais. Será publicado todos os meses. Assim, mensalmente, temos uma ideia de qual poderá ser o salário mínimo do próximo ano.
Quanto será o salário mínimo em 2023?
Com base em dados divulgados recentemente pela equipe econômica do governo Federal, o Índice Nacional de preços ao consumidor – INPC subiu e com ele podem ser feitas estimativas do novo salário mínimo. Porque o salário mínimo depende do reajuste desses índices. Para manter o poder de compra dos consumidores. O Governo Federal já está planejando um projeto de lei para o salário mínimo de 2023.
Assim, a primeira estimativa é o valor proposto na lei de Diretrizes Orçamentárias, que indica um aumento resultando em um aumento do valor atual de R$ 1.212 para R$ 1.319,74. De fato, segundo a secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, o índice acumulado do INPC é de 8,89 %.
De acordo com essa avaliação o salário aumentará para 1319,74 reais! É justo dizer que o novo preço (1.319,74 reais) ainda não está claro. Os reajustes são a única medida de como a inflação vai crescer até o final de 2022. O salário mínimo oficial não será definido até janeiro, para o próximo ano, mas já é uma boa estimativa.
Os benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS vão aumentar?
O INSS utiliza o salário mínimo como base de pagamento. Nesse sentido, mais de 24,2 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social devem se beneficiar do reajuste do salário mínimo.
Isso porque se o valor da base de pagamento aumentar, significa que o valor do benefício também aumentará. Além do aumento do salário mínimo há outros benefícios disponíveis, como aumento de margem do consignado, antecipação do 13° salário, microcrédito e liberação de saque extraordinário do FGTS! Fique ligado nas novidades aqui!
Assim, receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais!
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja também em seguida:
- INSS: 14º Salário tem novidades; Saiu calendário oficial de pagamentos do 13º salário
- Ótima notícia: INSS pagará salário dobrado em janeiro. Quem recebe
- Empréstimo para o Auxílio Brasil; Quais são as regras! Veja
- Aposentados podem receber valores esquecidos de volta dos bancos
- Saiu agora: BPC pode fazer empréstimo consignado