Os beneficiários do INSS têm ótimos motivos para celebrar! Afinal, os aposentados e pensionistas podem conseguir dois aumentos no salário em 2023.
Há duas novidades confirmadas para aumentar o salário dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social. Uma é o aumento do salário mínimo acima da inflação e a revisão da vida toda aprovada pelo Supremo Tribunal Federal.
Portanto, em seguida, você confere mais informações sobre o aumento salarial do INSS em 2023.
Reajuste salarial do INSS 2023
No primeiro dia do ano de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o cargo de presidente da República. Todavia, durante toda sua campanha eleitoral, prometeu aos brasileiros que o salário mínimo seria acima da inflação. Por consequência, o salário INSS dos aposentados, também é corrigido.
Leia mais: Surpresa: sistema do PIX sofre alterações; veja o que muda
A PEC da Transição foi aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, o salário mínimo pago pelo INSS em 2023 é de R$ 1.320. No entanto, ainda não está definido, pois o documento precisa ser totalmente aprovado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Liberada a Revisão da Vida toda
Mas além do aumento de salário INSS, os aposentados podem contar, agora, em 2023, com a revisão da vida toda. Afinal, o pedido foi aprovado no plenário físico do Supremo Tribunal Federal (STF). O placar foi de 6 x 5, votado no dia 1.° de dezembro de 2022.
Leia mais: Notícia boa: Veja estas opções de empréstimo para negativados
Prazo para pedir a revisão da aposentadoria
O aposentado que quiser pedir a revisão da vida toda, deve fazer a solicitação em até 10 anos. Essa contagem vale a partir do recebimento do seu primeiro pagamento. Afinal, dessa forma, o beneficiário pode aumentar seu salário INSS.
Isso porque, com a Reforma da Previdência de 1999, os salários contribuídos antes do Plano Real, não entravam no cálculo da renda mensal inicial. Mas agora tem essa possibilidade.
Quem tem direito à revisão da aposentadoria do INSS?
- Segurados que contribuíram após 1994;
- Segurados que recebiam altos salários antes de 1994;
- Segurados que recebiam baixos salários após 1994.
Leia mais: Notícia quente: margem do empréstimo consignado aumentou; entenda
Vale ressaltar que essa ação só é benéfica para quem recebia altos salários antes da Reforma. Caso contrário, pode não ser uma boa pedida. Todavia, o ideal é consultar um advogado especialista na área para fazer o cálculo antes de entrar com a ação.
Quem tiver um parecer positivo, o salário pode aumentar até 30%!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!