AUXÍLIO DOENÇA: Como FUNCIONA o benefício, SOLICITE AGORA!
Os segurados que estão impossibilitados de trabalhar temporariamente tem o direito de receber um auxílio do INSS.
O Auxílio Doença é um benefício da previdência social, é um benefício para os segurados que estão temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a um acidente ou doença e precisarão se afastar de suas atividades. O segurado que é empregado, a responsabilidade pelos primeiros 15 dias de afastamento é de responsabilidade do empregador, este benefício só será liberado a partir do 16º dia de afastamento.
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O segurado poderá recebê-lo por um período especificado pelo médico após a vistoria realizada pelo INSS, caso não houvesse data pré-determinada, o período de permanência do segurado será de 120 dias.
Requisitos do auxílio-doença:
- Carência: Precisa cumprir carência de 12 contribuições mensais, sobre isenção a perícia médica do INSS avaliará;
- Qualidade de segurado: Se perdeu a qualidade de segurado é necessário cumprir metade da carência de 12 meses;
- Incapacidade laboral: Impossibilidade mental ou física para efetuar suas atividades profissionais.
Para receber esse benefício, o segurado também fará um exame médico para verificar se realmente preenche os critérios para esse benefício. Verifique se seu cadastro no INSS está em dia com as informações mais recentes, qualquer erro poderá ter seu pedido ao auxílio negado. A verificação pode ser realizada pelo Meu INSS e também como está a situação da sua solicitação do auxílio.
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Como solicitar o auxílio-doença:
Para realizar a inscrição desse benefício, tenha em mãos os documentos pessoais para facilitar e para não perder tempo na solicitação. É possível solicitar o benefício através da plataforma Meu INSS que está disponível para download em seu celular, as fotos de documentos que irão ser solicitadas devem estar em excelente resolução e ser legível.
Pelo aplicativo Meu INSS a solicitação é bem fácil, só siga os passos a seguir:
- Acesse o aplicativo;
- Realize seu login;
- Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
- Clique “Agendar novo”;
- Depois de preencher com os dados solicitados pelo aplicativo para acompanhar a solicitação é só acessar “Resultado de Requerimento/Benefício por incapacidade”
Documentos necessários para a solicitação:
• Carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
• Comunicação de acidente de trabalho se for o caso;
• Documento de identificação oficial com foto (atualizado);
• Documentos médicos decorrentes de seu tratamento como por exemplo atestados, exames e relatórios;
• Número do CPF;
• Para o empregado: Declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado;
• Para o seguro especial (trabalhador rural, lavrador, pescador), documentos que comprovem esta situação como contratos de arrendamentos.
Dica Bônus: Se a solicitação do auxílio doença for negada ou passar mais de 45 dias sem alguma movimentação do aplicativo Meu INSS é recomendado recorrer à Justiça.
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Caso você tenha alguma dúvida ainda, acesse o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:
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