O INSS garante o afastamento dos trabalhadores que possuem alguns transtornos mentais. Afinal, devido a sua rotina e ambiente de trabalho, muitos sofrem com os problemas da mente.
Portanto, fazem parte desses transtornos a ansiedade, Síndrome do Pânico, depressão, Síndrome de Burnout e outros. Pois essas doenças acabam atrapalhando o rendimento do trabalhador.
Em primeiro lugar, é necessário buscar o auxílio psicológico ou psiquiátrico para um maior entendimento do quadro. Portanto, com o diagnóstico realizado por um profissional especializado em saúde mental, o trabalhador terá direito ao afastamento do trabalho por meio do Instituto Nacional do Seguro Social. Veja os detalhes.
Benefícios do INSS para quem tem transtornos mentais
Há alguns benefícios do Instituto que afastam o trabalhador com algum transtorno mental. Mas desde que seja diagnosticado por um profissional. Confira quais são:
Leia mais: FINALMENTE: GRANA EXTRA é Liberada para aposentados! Confira COMO RECEBER
Auxílio-doença
Depois de 15 dias afastado do trabalho devido ao transtorno mental, o profissional passa a ter direito ao auxílio-doença do INSS. Mas para ter acesso ao benefício é preciso ter no mínimo 12 contribuições e estar na qualidade de segurado.
Aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez contempla os segurados incapacitados de forma total e permanente de voltar ao trabalho. Sendo assim, não podem inclusive ser reabilitados em outras funções/profissões.
Portanto, o transtorno mental deve ser capaz de incapacitar totalmente o segurado, o impossibilitando de atuar em suas atividades laborais. Um exemplo são as doenças psiquiátricas com grau grave, como o transtorno esquizoafetivo.
Normalmente, após dois anos de incapacidade, o segurado pode dar entrada na aposentadoria por invalidez no INSS. Dessa forma, o segurado deve comprovar a incapacidade permanente para o trabalho. Isso é feito por meio de documentos médicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como marcar a perícia médica
Para dar entrada em um dos benefícios citados acima é preciso passar por perícia médica no órgão previdenciário. Veja abaixo como agendar o procedimento:
Leia mais: PIS PASEP 2023: quando será pago? Veja aqui
- Acessar aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clicar em “Agendar Perícia”
- Clicar em “Novo Requerimento”;
- Escolher entre “Perícia Inicial” caso seja a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” caso já receba o benefício;
- Seguir as orientações indicadas;
- Informar os dados para concluir o seu pedido.
Todavia, o profissional também consegue agendar a perícia pelo telefone. O número é o 135.
Você pode se interessar por esse assunto:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!