Os Valores a Receber do Banco Central já beneficiaram cerca de 5 milhões de pessoas. A instituição está permitindo que os brasileiros consultem se possuem algum valor esquecido e, consequentemente, resgate. Saiba como ter acesso a essa plataforma de consultas.
O Banco Central divulgou que houve 122,2 milhões de acessos aos valores a receber. Desse total, quase 5 milhões já solicitaram o resgate dos valores e o valor já resgatado é de R$ 342,2 milhões desde a liberação da consulta no dia 07 de março.
Como ter acesso aos valores a receber do Banco Central?
Há uma plataforma própria para consultar os valores a receber do Banco Central. Essa plataforma é o Sistema Valores a Receber.
Para acessar, basta entrar no site https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber, selecionar o campo “Consulte Valores a Receber”, inserir o CPF e a data de nascimento (pessoas físicas) ou inserir o CNPJ e data de abertura da empresa (pessoas jurídicas). O sistema vai mostrar os valores disponíveis para resgate.
Contudo, para conseguir resgatar esses valores através do próprio sistema valores a receber do Banco Central, a pessoa precisa ter selo prata ou ouro no sistema gov.br.
Se tiver apenas o selo bronze, deve ir até a instituição ou instituições em que possuem valores para resgate, de forma presencial.
Leia mais: Dinheiro Esquecido no Banco Central: Consulte e resgate valores; Veja como
Como receber o dinheiro esquecido
Existem opções de pagamento por meio de PIX, o cidadão deve ter chave cadastrada. Também é possível receber por transferência TED ou DOC.
O prazo para entrar na conta é de 12 dias úteis. Mas, lembrando que essas opções são para quem tem selo prata ou ouro no gov.br. Para os demais, é apenas de forma presencial.
Além disso, existem algumas instituições bancárias que não assinaram o “Termo de adesão”. Portanto, se você tiver dinheiro para receber em alguma dessas, também terá que ir de forma presencial, mesmo que tenha selo prata ou ouro.
Leia mais: Bolada esquecida em bancos? Saiba como encontrá-la e ter dinheiro extra em suas mãos!
Quem pode ter valores a receber do Banco Central?
Qualquer pessoa física ou jurídica que teve relacionamento com bancos ou financeiras em algum momento poderá ter direito aos valores a receber. O dinheiro a ser devolvido pelas instituições é referente a:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
- Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
- Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Leia mais: Dinheiro esquecido em bancos: como encontrar e receber uma bolada que pode ser sua!
Como resgatar dinheiro de falecidos
É preciso fazer a consulta com os dados da pessoa que morreu e, depois, acessar o sistema SVR com conta Gov.br prata ou ouro do próprio herdeiro. O dinheiro deve ser solicitado à instituição financeira.
Será preciso apresentar documentos que comprovem o vínculo. Em geral, os documentos são certidão de óbito, comprovante de situação cadastral no CPF e demais documentos emitidos por cartório ou pelo poder Judiciário que comprovem o parentesco.
Portanto, que registrem, arquivem ou cumpram o testamento, que indiquem o solicitante como inventariante, ou ainda que deem poderes de procurador. O tipo de documento a ser apresentado ficará a cargo do banco ou financeira.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!