O Banco Central revelou estar recebendo até 4 vezes mais de denúncia por golpes envolvendo o SRV, a instituição soltou avisos à população.
Entenda o que é isso e como você pode se beneficiar.
Leia em seguida: Novidade: Mudanças na aposentadoria para microempreendedores; Veja como funciona
Veja o que é o SRV
Primeiramente, este é o Sistema do governo para que pessoas que possam ter esquecido dinheiro em alguma instituição financeira possam reaver sua quantia.
Desta forma, o sistema de recuperação de valores esquecidos do BC (Banco Central) ainda conta com R$ 4,6 bilhões esquecidos para serem reconhecidos por seus donos.
Por sua vez, as instituições financeiras já devolveram aproximadamente R$ 2,36 bilhões para 7,2 milhões de pessoas e 300 mil empresas na primeira fase do serviço.
O que acontece, é que golpistas passaram a utilizar da existência da ferramenta para aplicar golpes nos cidadãos roubando seus dados. Frequentemente, eles se passam por bancos/ banco central e coletam os dados on-line dos mais desprevenidos.
Leia em seguida: Novidade: Novo banco oferece empréstimo consignado; Saiba como conseguir
Como é a ação dos golpistas
Segundo postagem no perfil oficial da autoridade monetária no Twitter, se o cidadão receber mensagens no WhatsApp para resgatar pelo SRV o dinheiro esquecido, deve ignorá-las e não clicar em links. A retirada dos recursos não é feita pelo aplicativo.
Segundo o Banco Central, os golpistas abordam a vítima on-line dizendo que ela tem valores a receber, referentes a herança, saldos deixados para trás de contas encerradas.
Assim, eles enviam um link para que a vítima possa consultar sua situação e, por ele, roubam dados e podem até instalar vírus espiões nos celulares das vítimas.
“Informações oficiais sobre valores a receber e a consulta do SVR são divulgadas apenas no site e nas redes oficiais do BC, e jamais por aplicativos de mensagens ou SMS” – Banco Central do Brasil.
CONFIRA AS DICAS PARA EVITAR GOLPES
- Caso receba uma mensagem de WhatsApp para resgatar valores esquecidos via PIX, ignore. E evite clicar nos links também.
- Informações oficiais sobre valores a receber, somente no site ofical do Banco Central ou em seus meios de comunicação oficiais, jamais por aplicativo ou SMS. Saiba também, que o BC não entra em contato com clientes para tratar sobre o SVR.
- O BC não contrata terceiros para entrar em contato com seus clientes para tratar do SVR.
- Não existe, “fazer pagamentos para ter acesso aos valores a receber”.
- O único site oficial e seguro para acessar o Sistema de Valores a Receber é https://valoresareceber.bcb.gov.br/
Atenção: atualmente, o sistema está suspenso e sem data para retornar. A suspensão aconteceu em abril após a primeira leva de saques. A segunda leva deveria acontecer em maio de 2022, mas não ocorreu, pois os cooperadores da autarquia entraram em greve.
O Banco Central do Brasil traz informações rápidas e seguras por meio de seu Twitter e Instagram oficial, acesse.
A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.