A era digital permite mudanças em diversos setores. Uma dessas mudanças é em relação a instituições financeiras e bancos que migraram para o ambiente digital. Muitas pessoas têm dúvidas se é vantajoso abrir conta digital. Confira qual o melhor: banco físico ou digital.
Muitas pessoas possuem dúvida se vale a pena abrir conta em banco digital, e se é seguro contratar um serviço em um canal que não possui sede física. Mas, alguns são bem confiáveis, já conquistaram milhares de clientes e oferecem vantagens exclusivas. Veja mais informações.

Leia mais: Banco Central; Consulte Valores a Receber; Veja como consultar online
Banco físico ou digital: quais as diferenças?
No banco físico, há atendimento presencial e no digital, o atendimento é feito de forma online apenas. Entretanto, os bancos físicos também podem oferecer canais de atendimento digitais, como site, aplicativos, etc.
O banco físico e o digital permitem saque na rede banco 24 horas e o banco físico ainda permite o saque na agência bancária. Ambos permitem movimentação por TED, DOC ou PIX. Quanto aos depósitos, o banco digital é depósito por boleto, na maioria das vezes.
Ambos permitem aplicação de dinheiro e pagamento de contas, tanto por código de barras quanto por débito automático. Os fundos de aplicação variam de básicos a complexos, como CDB, ações, criptomoedas, títulos, dentre outros.
O banco digital geralmente não cobra valores de manutenção de conta e não possui um gerente da conta, para suporte. Nesse caso, o suporte ocorre pelos canais de atendimento digitais. Já os bancos físicos costumam cobrar manutenção da conta, descontado todos os meses. Mas, é possível isentar, dependendo do relacionamento com o banco.
Leia mais: Governo anuncia o fim do dinheiro em papel; Veja agora
Banco físico ou digital: qual o melhor?
Levando em consideração as vantagens proporcionadas por cada um e as poucas diferenças existentes entre eles, pode-se concluir que não tem como definir se o melhor é o banco físico ou digital. A principal diferença entre eles, de modo geral, é que o digital é, inteiramente, nesse ambiente. Ou seja, não existe um ponto físico para o cliente tratar dos problemas.
Portanto, tudo vai depender se o cliente está disposto ou não a resolver os problemas apenas pelo ambiente digital. Claro, as vantagens também podem variar de acordo com a instituição bancária, que podem ofertar melhores condições em alguns serviços.
Leia mais: Vitória: LEI APROVADA permite suspensão dos empréstimos por 180 dias! Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!