Atualmente muitos brasileiros estão endividados. Sendo que muitos não sabem o que fazer para quitar seus compromissos financeiros. Porém, o governo promete ajudar a população com alguns programas.
Desse modo, o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que existe uma proposta do perdão da dívida para os beneficiários do Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, que utilizaram o crédito consignado, sendo que está sendo avaliado um programa mais amplo de renegociação de dívidas.
Neste sentido, existe uma grande oportunidade para os beneficiários do Auxílio Brasil, já que o governo poderá anistiar suas dívidas. Saiba mais.
Como será feito o perdão da dívida dos empréstimos consignados do Auxílio Brasil?
De acordo com o relatório feito pelo governo de transição, a cada seis beneficiários do programa de transferência de renda do governo, um beneficiário fez o empréstimo consignado.
Leia Mais: Veja agora: Maciça do INSS volta a ocorrer em 2023; Entenda o que é
Sendo que o valor total liberado de empréstimo foi de R$ 9,5 bilhões. Segundo os dados do Banco Central, no mês de outubro foram liberados R$ 5 bilhões para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Neste sentido, o programa para o perdão das dívidas está sendo avaliado, estudado e discutido pelo Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União, Advocacia Geral da União e o Ministério da Fazenda.
Ocorre que o governo deverá implementar o programa de forma que os bancos também concordem, já que as instituições financeiras esperam receber o valor que emprestaram. E por isso é um assunto delicado e que deverá ser estudado e acordado pelo governo juntamente com as instituições financeiras.
Desse modo, de acordo com João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, o perdão da dívida do consignado dos participantes do Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, é uma medida positiva para os beneficiários. No entanto, pondera que os bancos podem ficar insatisfeitos.
Sendo assim, o governo está procurando pela melhor maneira de implementar o perdão das dívidas para os beneficiários do Auxílio Brasil.
O que ocorreu com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Quando foi liberado o crédito consignado para os participantes do Auxílio Brasil, muitos economistas fizeram criticas as medidas. Isto porque, as famílias que participam do programa recebem o valor do auxílio como forma de complementar sua renda mensal.
Leia Mais: Atenção: Confira quais são os tipos de pensão garantidos pelo INSS em 2023; Veja a lista
Sendo que o empréstimo consignado retém 40% do valor do benefício mensal destas famílias com o pagamento do crédito consignado utilizado. Desta forma, muitas famílias estão endividas e não conseguem sair da dívida.
Neste sentido, o governo pretende implementar o programa social para ajudar este grupo de pessoas a sair de suas dívidas que estão prejudicando mais ainda a sua sobrevivência. Deste modo, o valor do benefício poderá ser utilizado apenas com as reais necessidades da família, sem que parte do benefício seja descontado para o pagamento do crédito consignado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.