Desde 1962, o décimo terceiro salário, também chamado de gratificação natalina, foi instituído no Brasil pela Lei 4.090. Ele garante que os trabalhadores, inclusive, aposentados e pensionistas do INSS, recebam o correspondente a um doze avos da remuneração do mês. Neste ano, quem receberá o abono extra do INSS?
Nesse sentido, a partir de quinze dias de serviço, todo trabalhador com carteira assinada, seja rural, doméstico ou urbano, passa a ter direito ao décimo terceiro. E os aposentados e pensionistas do INSS também recebem o benefício!
Neste ano de 2022, a primeira e a segunda parcela já foram pagas. No entanto, se você começou a receber o benefício após o mês de MAIO ou já se aposentou, também terá direito a receber! Acompanhe a leitura!
Abono natalino antecipado

Em nossa introdução, informamos que os s valores do décimo terceiro salário deste ano já acabou! Eles começaram no início do ano e terminaram no mês de junho! No entanto, se você se aposentou ou passou a receber o benefício em MAIO, também terá direito de acordo com o ART. 4º da Portaria DIRBEN/INSS n: 1002 de 2022. Art. 4º Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.
De que forma posso receber o abono extra do INSS?
Para receber o abono extra do INSS você precisa receber um dos benefícios do INSS, ou seja, aposentadoria ou pensão por morte; auxílio-reclusão; auxílio-acidente ou auxílio-doença. Ou seja, se você recebe um desses benefícios terá direito ao abono natalino!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, os beneficiários do BPC não terão direito ao pagamento do abono natalino do INSS. Isso porque, recebem benefícios assistenciais. Por isso também, o número de segurados atendidos ser menos que o número total de benefícios pagos pelo INSS,
Leia mais: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário? Veja quando será pago agora e entenda
E como serão feitos os pagamentos do abono extra do INSS?
Normalmente, os pagamentos acontecem nos meses de agosto e novembro. Neste ano, devido as consequências financeiras da pandemia da Covid-19, os pagamentos aconteceram nos meses de maio e junho para atender os segurados sem desampará-los!
No entanto, para os beneficiários que passaram a receber o benefício após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono natalino será feito em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.
Nesse sentido, aposentados e pensionistas do INSS, em maioria, receberão 50% do valor do benefício. No entanto, a exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.
E além disso, também têm direito a uma parcela menor do que os 50%, os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária, ou seja, é o antigo auxílio-doença. Neste caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.
Leia mais: 14º Vai pagar R$2424,00 aos aposentados! Veja se foi aprovado esse abono extra
Veja as datas de pagamentos da gratificação anual
Abaixo o calendário com as datas de pagamentos parcela única do abono extra do INSS. No entanto, lembre-se que a ordem de pagamento seguirá o penúltimo número do seu PIS ou NIS. Ou seja, aquele que vem antes do hífen. Veja abaixo!
Leia mais: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; veja quando será pago esse abono aqui

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
INSS libera agora novo cartão benefício para os pensionistas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!