Blog da João Financeira dá dicas de como acelerar seu processo de aposentadoria por invalidez; Veja

Processo de aposentadoria por invalidez pode ser agilizado. Quem está aguardando se aposentar, sabe que muitas vezes o processo é burocrático e demorado.

O INSS antes de mais nada tem que analisar o benefício em 45 dias, mas tem pessoas que está há meses esperando a finalização do processo e, um dia a mais para quem está doente e precisa comprar remédios ou mesmo se alimentar é muito tempo.

O tempo médio de análise do processo, de acordo com a Previdência, é de 66 dias. Quase metade do tempo a mais do que deveria ser utilizado para conclusão dos processos.

Lembrando que esse prazo, não é para pagar o benefício, e sim para decidir se o beneficiário tem ou não direito a ele. Caso a resposta seja negativa, o processo continua, e pode levar anos.

Caso seja um beneficiário por incapacidade, o segurado deve anexar os documentos que demonstram a evolução da doença. Bem como relatórios e atestado médicos, ambos devem conter a data, a classificação da doença (CID), a identificação do médico e principalmente, o tempo que o segurado deve ficar afastado das atividades.

João financeira últimas notícias de hoje

O Supremo Tribunal de Justiça já decidiu que a pessoa que deu entrada na aposentadoria e está aguardando a decisão do INSS pode escolher a melhor data de aposentadoria entre o dia que protocolou o pedido no INSS e aquele em que o benefício foi aprovado.

Leia em seguida: Surpresa: Aumento no salário mínimo causa efeito cascata em descontos em folha; saiba mais

Além disso, no decorrer do processo o segurado fica mais velho e pode adquirir mais tempo de serviço, fazendo com que o valor do benefício aumente, vindo a gerar uma espécie de aposentadoria diferente.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é uma saída para as pessoas que adoecem com o passar dos anos e ficam incapacitadas de trabalhar permanentemente. É fato, natural que algumas pessoas adoeçam, seja por genética, por acidentes dentro ou fora do trabalho.

Leia em seguida: Atenção: Não caia no golpe da prova de vida do INSS; saiba mais

A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário do INSS, destinado às pessoas que ficam incapacitadas de forma total e permanente para exercer qualquer tipo de trabalho. Isso inclui a impossibilidade de o segurado ser reabilitado em outra profissão.

Muitos têm dúvidas se o benefício é vitalício (para vida toda) e o blog João financeira responde: É válido dizer que esse benefício é viável enquanto persistir a sua incapacidade. O INSS pode realizar uma perícia médica a cada ano para comprovar a sua incapacidade, esse ato é conhecido popularmente como pente-fino.

Leia em seguida: Notícia quente: Veja como receber R$ 4.500 extras na aposentadoria

Contudo, não entra na regra do pente-fino os seguintes aposentados:

  • Tem 60 anos de idade.
  • Tem mais de 55 anos de idade e 15 anos de benefício por incapacidade (Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio-Doença).
  • Portadores de HIV/AIDS.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja Também:

14º salário antecipado pelos bancos em 2023 (Fonte: João Financeira TV).

Leia em seguida: Notícia quente: Veja como pedir revisão no valor de sua aposentadoria; Saiba

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.