Bloqueio de benefícios pela falta da prova de vida em 2022!
A prova de vida de 2022 está com calendário divulgado, a falta do procedimento vai causar o bloqueio de benefícios! Confira:
Como principal objetivo, a prova de vida tende a evitar possíveis fraudes ou equívocos nos pagamentos dos benefícios concedidos pelo INSS aos segurados.
Aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte do instituto ou benefícios assistenciais, tem o compromisso de realizar a prova de vida anualmente, assim evitando o bloqueio.
Leia mais: Maior reajuste dos últimos tempos, Salário Mínimo 2022!
Prova de Vida em 2022, evite o bloqueio de benefícios
No início de 2022, a partir de janeiro, os segurados do INSS devem realizar a prova de vida para evitar o bloqueio de seus benefícios.
Por causa da pandemia Covid-19, o governo acabou suspendendo o procedimento, para evitar que os segurados sejam contaminados pela Covid-19, colocando em risco a saúde.
Uma boa parte dos grupos que devem realizar o procedimento, fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, possuem mais de 60 anos de idade.
Conforme a portaria divulgada pelo instituto, a prova de vida no ano que vem, deverá ser realizada conforme o mês de nascimento do beneficiário.
Está disponibilizado pela autarquia, um calendário complementar aos beneficiários que acabaram não realizando a prova de vida desde novembro de 2020.
Procedimento para quem não realizou a partir de novembro, evite o bloqueio devido a falta da prova de vida!
- Janeiro de 2022: beneficiários cujo vencimento foi entre novembro de 2020 a julho deste ano;
- Fevereiro de 2022: beneficiários cujo vencimento foi em julho e agosto deste ano;
- Março de 2022: beneficiários cujo vencimento foi em setembro e outubro deste ano;
- Abril de 2020: beneficiários cujo vencimento foi em novembro e dezembro deste ano.
Viu isso? Margem Social será aprovada definitiva?
Prova de vida online em 2022
Em 2022, a prova de vida poderá ser realizada pelo seu smartphone. Os beneficiários que vão poder realizar o procedimento por este meio, deverá ter sua biometria facial cadastrada no TSE ou no Detran.
Para evitar que ocorra o bloqueio do benefício devido a falta da prova de vida, através do aplicativo Meu INSS, os segurados poderão realizar o procedimento.
Quem é cliente do Banco do Brasil, poderá realizar o procedimento no próprio aplicativo do banco.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre a prova de vida.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: LISTA DE DEPUTADOS PARA COBRAR O 14º SALÁRIO
Se você gostou das informações sobre como evitar o bloqueio do seu benefício realizando a prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: