INSS terá 30 dias para averiguar suspeita e desbloquear benefício. Governo Federal realiza publicação onde disponibiliza novas regras para bloqueio e suspensão benefício INSS com suspeita de irregularidades.
O Governo Federal estabeleceu inéditas regras para bloqueio e suspensão de benefício do INSS em casos de suspeitas de irregularidades. Agora, o benefício é bloqueado de forma cautelar antes que o segurado consiga se defender.
Ao receber o comunidade do INSS, o segurado possui 30 dias para apresentar sua defesa e todos os documentos que fazem a comprovação do direito ao devido benefício. O INSS terá 30 dias para analisar e decidir se desbloqueia ou suspende o pagamento.
No caso da análise não ser concluída pelo INSS dentro do prazo, o pagamento deverá ser desbloqueado de forma automática. Vale mencionar que se o segurado não tiver apresentado uma defesa o INSS não fará o desbloqueio.
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O que faço se tiver o benefício bloqueado?

Confira o passa a passo do que fazer se tiver o benefício bloqueado:
- A partir do recebimento da notificação, o segurado tem 30 dias para agendar —pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br— o atendimento em uma agência da Previdência.
- Ao comparecer no INSS, o segurado deverá apresentar a documentação solicitada para pedir a correção da falha que gerou a convocação.
- O INSS terá 30 dias para analisar a defesa e dar um parecer. Se não obedecer o prazo, terá que desbloquear o pagamento.
- Caso o INSS decida pela suspensão do benefício, o segurado poderá recorrer à Junta de Recursos e à Justiça.
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É de suma importância salientar que quem trocou de endereço deve atualizar o cadastro no INSS. Organize e conserve seus documentos que servem como base para comprovar o direito de receber o benefício, como por exemplo:
- Carteiras de trabalho com anotações originais
- Carnês de contribuição
- Laudos, relatórios e exames (para quem recebe benefício por incapacidade)
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