Já pensou poder aumentar a sua aposentadoria com apenas alguns passos simples? Sim, isso é possível! O INSS tem um adicional de 25 % reservado a este grupo de aposentados. O aumento de 25 na aposentadoria representa aos aposentados que recebem um salário mínimo melhores condições de vida.
É o apoio financeiro a mais que muitos precisam para poderem se manter! Mas, como mencionado, ele é reservado apenas a um grupo de aposentados, sendo assim, veja a seguir se você faz parte deste grupo.
Quem tem direito ao adicional de 25 % na aposentadoria?

Em primeiro lugar, são muitos os idosos que precisam de acompanhamento constante de um familiar, ou cuidador. No entanto, essa mesma quantidade de idosos não tem recursos o suficiente para conseguir pagar um profissional que possa o auxiliar nas atividades diárias.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
E infelizmente eles não tem apoio familiar, ou alguém que cuide deles e os ajude diariamente. Pensando nisso, o governo criou um aumento de 25 % na aposentadoria para idosos que precisam contratar um cuidador.
No entanto, esse adicional não é para todos, pois, infelizmente, o STF negou a extensão do mesmo a outros tipos de aposentadoria. Ou seja, o acréscimo só pode ser solicitado por aposentados que precisam de acompanhamento constante e recebem Aposentadoria por Incapacidade Permanente.
Sendo assim, o decreto 3.048/99 fala a respeito das orientações na qual o aposentado por invalidez pode receber o adicional de 25 %. Veja a seguir:
- Cegueira total.
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.
- Doença que exija permanência contínua no leito.
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia mais: ATENÇÃO APOSENTADOS: INSS tem DUAS surpresas para sua conta em OUTUBRO – Confira aqui!
Todavia, não fique preso a essa lista, pois a justiça elencou como único requisito a necessidade de assistência permanente de outra pessoa. Ou seja, qualquer aposentado pode solicitar!
Como solicitar
Por fim, para solicitar o aumento de 25 % na aposentadoria é simples, e o aposentado pode fazer sozinho mesmo se desejar. Basta que o mesmo acesse o app Meu INSS, digite na lupa “acréscimo de 25 %”, ao identificar a lista, clique no nome do serviço/benefício, leia o texto que vai aparecer na tela e siga as instruções.
Além disso, o aposentado precisa ter em mãos a documentação obrigatória exigida para dar entrada no pedido, são elas: o número do CPF, e documentos médicos (atestado, laudo ou relatório).
Dessa forma, em poucos dias o aposentado será chamado para realizar a perícia médica em local, dia e hora marcados pelo próprio INSS. Assim, no dia de realizar a perícia, o idoso deverá mostrar seus documentos de identificação, bem como, todos os laudos médicos (atestado, laudo ou relatório) e exames originais!
Sendo assim, confira a lista de documentos para apresentar na perícia médica:
Leia mais: NÃO PERCA: Tudo o que você precisa saber sobre o 14º SALÁRIO do INSS em 2023 – Veja o passo a passo!
- Documentos pessoais originais do idoso com foto (RG, CNH ou CTPS);
- Documentos médicos originais (atestado, laudo ou relatório);
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se houver.
A perícia médica pode levar até 30 minutos para ser encerrada. Da mesma forma que o aposentado deve esperar até 45 dias corridos para receber o resultado da perícia médica.
Ou seja, caso você deseje consultar como está o andamento do processo, basta acessar o app Meu INSS, selecionar a opção “Consultar Pedidos”, encontrar o seu processo na lista e clicar em “Detalhar”, para obter mais informações.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista