A aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um tema dos mais complexos e que sempre gera muita discussão e dúvida. Afinal de contas, em 2019, o Brasil passou por uma grande reforma da previdência social e isso mudou muitas regras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Desta maneira, é mais que compreensível que um determinado trabalhador fique em dúvida sobro quando poderá ter a aposentadoria. Afinal de contas, com as mudanças que aconteceram, ficou mais demorado para se aposentar.
Além disso, também para conseguir receber o que receberia antes de aposentadoria, terá que trabalhar ainda mais tempo. Então, o tempo de contribuição, a idade e a pontuação continuam sendo muito importantes.

Como se aposentar aos 40 anos?
Não perca seu benefício: INSS confirma prova de vida de forma digital; Entenda passo a passo
Na verdade, a única maneira de se aposentar aos 40 anos de idade é se for por invalidez. Ou seja, se tiver uma doença muito grave que o impeça de trabalhar. Desta maneira, vai ter uma aposentadoria para o resto da vida, embora tenha que passar por uma perícia médica eventualmente para comprovar que realmente não tem condições de voltar ao serviço.
Contudo, tem uma outra coisa importante para quem está na faixa dos 40 anos para conseguir a aposentadoria. Isso porque existe a regra de transição na reforma da Previdência, que gerou muitas discussões em 2019.
No entanto, quem tem mais de 50 anos, por exemplo, praticamente não foi afetado pela reforma da previdência. Assim, poderá se aposentar normalmente, usando o regulamento anterior, por conta do direito adquirido.
Desta maneira, quem tem na casa dos 40 anos fica de certa forma no meio do caminho. Isso porque terá que trabalhar um pouco mais do que o previsto antes de ter a aposentadoria.
No entanto, também tem a possibilidade de levar um pouco da regra de transição. Assim, não vai ter todos os direitos dos beneficiários com mais de 50 anos, mas também não perderá tudo que tinha antes.
Veja em seguida: Finalmente! 14º salário do INSS será pago em 2023? Saiba quem tem direito a receber
Aposentadoria integral
Agora, se o trabalhador quiser se aposentar recebendo o valor integral da aposentadoria, terá que contribuir ao INSS por 40 anos. Isso no caso dos homens, pois, para as mulheres, esse prazo é de 35 anos.
Além disso, essa regra também vale para os trabalhadores mais jovens, que não se encaixam na regra de transição. Enquanto isso, os que estão há mais tempo no mercado de trabalho, não precisarão chegar aos 40 anos para ter o valor total.
Outra questão importante é quanto ao valor da aposentadoria para cada trabalhador. Isso porque vai variar de acordo com o que ele ganhava durante a vida e, no final, terá uma média dos valores. Assim, a aposentadoria poderá ficar mais alta ou mais baixa, dependendo do nível de contribuição do trabalhador com o INSS ao longo dos anos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!