Saiba como desbloquear Bolsa Família após a operação pente-fino feita pelo governo federal. Confira em seguida mais informação:
Através do Ministério do Desenvolvimento Social, o governo federal, havia comunicado aos brasileiros o bloqueio do benefício para as famílias que estavam recebendo o Bolsa Família de forma irregular. Passando a ganhar mais força no último mês a chamada operação pente-fino.
Nesse sentido, o último bloqueio, afetou aqueles que receberiam os pagamentos nesse mês de abril. Iniciando a primeira fase da operação no mês de maio, bloqueando 1,5 milhões de famílias do programa. Segundo o ministro da pasta, Wellington Dias, existem dois objetivos principais.
Ou seja, excluir as famílias que não preenchem mais os requisitos legais do programa. Além de investigar as irregularidades na inclusão de novas famílias no ano passado, perto do período eleitoral. Sendo que 1,2 milhão de famílias não poderiam receber o Bolsa Família em março.
Continue acompanhando e veja como desbloquear Bolsa Família em 2023!
Quem terá o Bolsa Família bloqueado?
Antes de saber como desbloquear o Bolsa Família, se faz necessário, entender que vai ter o benefício bloqueado. Dessa forma, devem deixar o programa, as famílias que não cumprem mais os requisitos legais para continuarem recebendo. Portanto:
- Famílias com os dados do Cadastro Único desatualizado;
- Renda familiar por membro do grupo familiar superior a R$ 218 mensais.
Leia em seguida: Quem Tem Direito A Margem Social De R$20 Mil? Confira
O procedimento de verificação de famílias irregulares, foi denominado pelo ministério de “Ação de Qualificação Cadastral”. Assim, ao constatar que seu benefício está bloqueado, o representante da família, pode comparecer a uma unidade de atendimento do Cadastro único, para ver como desfazer esse bloqueio.
“Será feito somente um bloqueio e, após a manifestação do beneficiário, haverá decisão sobre cancelar ou não o benefício”, declarou o ministro Wellington Dias.
Mas vale destacar que a primeira etapa da operação pente-fino, não deu essa oportunidade para as famílias bloqueadas do programa. Siga sua leitura e saiba como desbloquear Bolsa Família!
Leia em seguida: Aumento De Margem Nos Empréstimos Consignados De Aposentados? Entenda O Que Mudou
Como desbloquear o Bolsa Família?
Os brasileiros que tentaram receber o Bolsa Família no mês de março e não obteve exito ou que nesse mês de abril, não consiga receber, pode ter a chande se conseguir desbloquear o seu benefício. Sendo assim, o representante familiar, precisa entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou ir até o CRAS da sua cidade para regularização.
Leia em seguida: Primeira Parcela Do Décimo Terceiro Salário Em 2023 Já Tem Data Confirmada; Veja Agora Calendário
Aquele que optar em comparecer ao CRAS, precisa ter em mãos documento de identificação e responde ao questionário socioeconômico que será aplicado. Para que, desse modo, informe que cumpra os critérios exigidos para participar do programa e a renda não ultrapassa o limite.
Portanto, se a análise aceitar a nova declaração, a pessoa pode voltar a receber o Bolsa Família. O prazo para solicitar o desbloqueio termina em junho. Após esse período o benefício é cancelado sem poder ser revisto. Agora que você sabe como desbloquear o Bolsa Família, não perca tempo e garanta sua permanência no programa.
Leia em seguida: INSS Divulga Calendário Da Prova De Vida 2023? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!