Os beneficiários do Auxílio Brasil estão com empréstimo consignado suspensos por tempo indeterminado. A ordem foi da nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Saiba a seguir os motivos e quando vai voltar!
Por que o empréstimo consignado do auxílio Brasil está suspenso?
Segundo Rita Serrano, as mensurações acontecem por dois motivos. A primeira é a fiscalização dos registros pelo Ministério do desenvolvimento Social. Outro motivo são os altos juros do consignado.
Leia em seguida: Tabela Do Imposto De Renda Pode Ser Reformada Em 2023! Confira Aqui
Segundo Rita: “Estamos em espera da análise da folha de Pagamento para rever essa questão de juros e ver as oportunidades que existem para tentar reduzir essas taxas de juros. O que, claro, está sujeito às regras de compliance”, continuou.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pelas regras atuais, a taxa máxima de juros para pagamentos do Auxílio Brasil é de 3,5% ao mês, então cada banco escolhe o percentual. A taxa de juros atual da Caixa Econômica Federal é de 3,45% ao mês, a maior taxa de todo o mercado.
Leia em seguida: Bolsa Família Já Está Pagando Beneficiários! Confira O Calendário Completo Aqui
Quando vai voltar o empréstimo consignado do auxílio Brasil?
Os empréstimos consignado do Auxílio Brasil foi criado por meio de medida provisória aprovada pelo congresso Nacional e endossada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o texto, as famílias beneficiadas pelo auxílio poder autorizar a associação a descontar os valores dos empréstimos dos repasses mensais do programa.
Leia em seguida: Carro poderá ter financiamento pelo FGTS? Veja Aqui As Novidades
Em outubro do ano passado, o Tribunal de contas da União (TCU) recomendou, em parecer técnico, a suspensão do empréstimo do programa em razão do possível uso do subsídio para ingerência política na eleição presidencial.
Na época em que o empréstimo consignado foi criado, os bancos estavam preocupados com um possível aumento do endividamento das famílias que já se encontravam em situação de vulnerabilidade.
Leia em seguida: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Quem Pode Se Inscrever Aqui
Ao reclamar e receber dinheiro dos bancos, atualmente os cidadãos são obrigados a pagar suas dívidas na forma de descontos mensais de 40% de seus benefícios. Essa taxa cai para R$ 400, que é o valor original do programa Auxílio Brasil. O cidadão tem dois anos para fazer os pagamentos.
Segundo dados do Ministério da Economia, um em cada seis usuários do Auxílio Brasil já solicitou esse empréstimo em um dos 12 bancos autorizados a operar nessa linha. Mas ainda não há previsão para volta do programa.
Gostou do conteúdo sobre Empréstimo Consignado Suspenso? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.