Veja agora! Pagamento de abono extra para o BPC foi aprovado pelo Governo Federal? Confira as informações:
De acordo com as últimas notícias, pode vir ocorrer a liberação do pagamento de um 13º salário para aqueles que recebem o pagamento do benefício conhecido como BPC. Esta seria uma das prioridades do Ministério da Previdência Social para este ano de 2023.
Confira agora as últimas informações a respeito do pagamento de um novo abono extra para o BPC, se já foi ou não aprovado:
Pagamento do BPC:
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um pagamento oferecido pelo INSS a cidadãos com 65 anos ou mais de idade, ou com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, independentemente da idade. É comum que muitas pessoas o conheçam como Loas, que é a sigla da legislação que instituiu o benefício (Lei Orgânica da Assistência Social).
Veja agora: É possível consultar valor disponível a ser pago pelo Banco Central? Veja como
É importante ressaltar que o BPC não é uma aposentadoria, apesar de ser destinado a idosos. A principal diferença entre os dois benefícios é que o BPC tem natureza assistencial/social e não previdenciária. Isso significa que os critérios para concedê-lo estão mais relacionados à condição financeira da pessoa do que ao tempo de contribuição.
Para receber os pagamentos mensais do BPC, não basta ter 65 anos ou mais ou ser uma pessoa com deficiência. É necessário comprovar a condição de vulnerabilidade social, o que geralmente requer uma renda familiar per capita (por pessoa) de no máximo ¼ do salário mínimo.
Abono para BPC foi aprovado?
Uma das prioridades para o Governo Federal, no momento, seria a implementação do pagamento de um 13º salário para os brasileiros que recebem BPC.
Confira: Péssima notícia para aposentados! Bancos cortam direito do INSS; Entenda
Conforme o ministro Carlos Lupi, seria algo justo ser implementado o pagamento desse abono para o BPC. Devido então os beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, receberem então o pagamento do 13º salário todos os anos.
Porém, a idade dessa proposta por ele, seria então estabelecer um pareamento entre o benefício e as demais espécies de pagamentos liberados pelo INSS. Com esta declaração do ministro, acabaram gerando grandes expectativas para aqueles que recebem o pagamento do BPC.
Vale ressaltar que ainda não foi aprovado este abono extra para o BPC, seria uma ideia que está sendo avaliada.
Além disso, o ministro Carlos Lupi comentou sobre a possível criação do 14º salário do INSS, um abono extra para aposentados e pensionistas. No entanto, a proposta ainda não avançou no Congresso Nacional, já que sua implementação pode ter um grande impacto nos cofres públicos.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta” afirmou o ministro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!