A falta de atualização dos dados e da realização da perícia médica são os principais motivos que podem gerar a suspensão. Veja o que fazer se o pagamento for suspenso.
Além do pagamento das aposentadorias, pensões e auxílios trabalhistas, o INSS também é responsável pelo pagamento do BPC.
O BPC é um benefício assistencial pago pelo Governo Federal por meio do INSS, com base na Lei Orgânica da Assistência Social, os beneficiários devem seguir algumas regras para não ter o pagamento suspenso.
Algumas pessoas ainda confundem o benefício com as aposentadorias pelo fato do BPC ser pago por meio do INSS, mas seu funcionamento é diferente, assim como os critérios de quem tem o devido direito.
Devido ser um benefício ligado ao Governo Federal, ele está atrelado ao Cadastro único e deve ter os dados dos inscritos atualizados.
Caso ocorra alguma inconsistência nas informações ou algo que não esteja de acordo com as regras da Loas, a pessoa corre risco de ter o benefício suspenso.
Como evitar ter o BPC suspenso?
Para evitar ter o BPC suspenso, em primeiro lugar você deve manter os dados do Cadastro único atualizados há, pelo menos, dois anos. Isso porque o Governo Federal realiza constantemente procedimentos de averiguação na base de dados, buscando inconsistências nas informações.
Leia em seguida: Descontos em Passagens Aéreas para Aposentados: Novo Projeto do Governo Facilita Viagens!
Sempre que tiver alterações nos dados, deve ser feita a atualização. O procedimento pode ser feito em uma unidade do CRAS. Caso aconteça a suspensão do pagamento por falta de atualização, a primeira coisa a ser feito é atualizar os dados.
Em seguida, o beneficiário deve entrar em contato com o INSS para “Solicitar a Emissão de Pagamento não Recebido”, o que pode ser feito através do telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou do Meu INSS.
No caso de deficientes, a suspensão também pode ocorrer por falta ou atraso da perícia médica.
Leia em seguida: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: Como parar de pagar sem consequências – Descubra agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Bem como, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Portanto, receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!