Saiba quais os documentos necessários para você atualizar o Cadúnico e garantir o seu benefício. Todas as informações você encontra aqui.
Manter seu CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, se torna indispensável para ter acesso ou continuar recebendo os benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Como, por exemplo, ao Vale gás, Auxílio Brasil e Tarifa Social, consistindo em programas sociais que exigem esse cadastramento.
Portanto, prossiga com sua leitura e não perca nenhuma informação sobre o CadÚnico!
O que é o CadÚnico?

O CadÚnico é o banco de dados que contém todas as informações referentes as famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, através do Cadastro Único Governo Federal, é possível identificar onde elas estão localizadas e analisar se preencher os requisitos para participar dos programas sociais oferecidos para a população.
Leia mais: SCORE SERASA: Veja Como Consultar Pelo CPF E Aumentar Sua Pontuação
Participar do Auxílio Brasil 2022, não é tão simples quanto parece. Isso porque, ao conseguir acessar o programa, o beneficiado precisa fazer a atualização do CadÚnico constantemente, para ser evitado o cancelamento do salário de benefício e também a aplicação de fraudes.
Como atualizar o Cadastro Único?
A atualização do Cadastro Único precisa ser feita de forma anual. Para que assim, sejam feitas correções das mudanças que ocorrer nos meses anteriores. Isso porque, ele estando desatualizado, você coloca em risco o seu benefício.
Leia mais: Como Se Aposentar Com 55 A 60 Anos Pelo INSS? Veja Agora
Dessa forma, grandes filam acabam sendo geradas pelos cidadãos que buscam corrigir os possíveis erros que se encontram em seu CadÚnico, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Documentos para se cadastrar no CadÚnico
Em seguida, você confere os documentos que pode apresentar para fazer o seu cadastro no CadÚnico. Vale destacar que deve ter em mãos também o documento de cada componente familiar. Portanto:
Leia mais: Tenho 20 Anos De Contribuição, Posso Me Aposentar?
- Carteira de Identidade (RG); ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor; ou
- Certidão Administrativa de Nascimento de Indígena (RANI); ou
- Certidão de Casamento; ou
- Certidão de Nascimento; ou
- CPF.
Cadastro Único e Auxílio Brasil
Ter o Cadastro Único atualizado é indispensável para continuar recebendo o Auxílio Brasil ou se inscrever no programa. Portanto, se o participante deixar de manter seus dados em dia, pode perder seu benefício.
Leia mais: Reserva De Margem Consignável: Entenda O Que É E Como Funciona
Nesse sentido, podemos citar que o sistema é a principal porta de acesso ao benefício do Governo Federal. Confira as situações que podem excluir você do CadÚnico:
- Não encontrar a família em 48 meses após a sua inclusão no programa social ou da última atualização dos seus dados;
- Negativa de informações pela família;
- Omissão de dados;
- Exclusão por decisão judicial;
- Falecimento de componentes familiares.
Leia mais: INSS: Quais Períodos Contam Para Carência Das Aposentadorias?
Por fim, não esqueça de manter seus dados atualizados para poder continuar participando do programa social. Pois se trata da ferramenta mais importante para garantir seu acesso e que o Governo Federal utiliza para identificar as famílias em vulnerabilidade social.
Leia mais: SISTEMA VALORES A RECEBER BANCO CENTRAL: Nova Consulta Saíra Em 2022? Veja Quem Recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!