A Caixa Econômica Federal está realizando o pagamento de dois abonos salariais destinados aos trabalhadores. Cada abono possui suas próprias especificidades, e o cronograma de pagamentos varia com base na data de nascimento ou número de inscrição. Além disso, há também uma nova liberação para aqueles que não receberam anteriormente os valores do abono PIS Pasep. Descubra agora como funciona e quem tem direito.
Os abonos estão relacionados ao PIS (Programa de Integração Social) e ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Ambos são pagos aos trabalhadores que atendem aos critérios de renda e tempo de serviço. O primeiro abono é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o segundo beneficia os funcionários públicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito ao abono PIS e Pasep?
Para ser elegível ao abono salarial PIS e Pasep, é fundamental que o trabalhador tenha desempenhado atividades laborais no ano anterior. No entanto, no ano de 2023, o pagamento será referente ao ano de trabalho de 2021, devido a um atraso ocasionado pela pandemia.
É requisitado que o trabalhador tenha trabalhado por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base de pagamento. Além disso, é necessário possuir inscrição no Pis Pasep por cinco anos ou mais. A média salarial precisa ter sido equivalente a dois salários mínimos, e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) deve estar devidamente atualizada.
Quando acontece o pagamento do abono PIS Pasep?
O calendário do PIS é de acordo com o mês de aniversário do trabalhador e o calendário do Pasep é de acordo com o último número de inscrição. O próximo pagamento é para os trabalhadores que nasceram em novembro e dezembro e que possuem finais 8 e 9. Veja os calendários.


Leia mais: Recupere dinheiro esquecido no Banco Central: R$ 7,07 bilhões liberados para pessoas e empresas!
Mais um abono liberado: cotas do PIS e Pasep
Trabalhadores que exerceram atividades entre 1971 e 1988 podem ter direito a receber valores que desconhecem, referentes às cotas de abono do PIS e do Pasep. Esses valores ultrapassam a marca dos 25 bilhões de reais.
Em situações como aposentadoria, doença ou ao completar 70 anos, é possível efetuar o resgate total das cotas. Em caso de falecimento, os dependentes também têm o direito de sacar os saldos das cotas.
Como consultar as cotas de PIS e Pasep?
A consulta das cotas está liberada através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço- FGTS. Inclusive, é possível consultar os valores de pessoas falecidas. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo do FGTS e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saques”;
- Procure a opção “PIS/PASEP, afinal é a Modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP”;
- Clique em “Solicitar saque”.
Leia mais: SAIU AGORA: PAGAMENTOS SEGUNDA PARCELA 13º SALÁRIO INSS ESSA SEMANA – CONFIRA AGORA!
Consultando valores de pessoas falecidas
Confira como consultar dinheiro esquecido no banco da cota do PIS de familiar falecido:
- Abra o aplicativo do FGTS e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saques”;
- Selecione a opção “Solicitar saque”.
Veja também
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!