Com a notícia da redução do teto de juros do empréstimo consignado, a taxa de juros cobrada caiu para 1,70%. Diante desse fato é real a suspensão do consignado?
A taxa mais barata beneficia aposentados, pensionistas e servidores públicos que têm direito a esse tipo de empréstimo. Entretanto, após o lançamento da Instrução Normativa que saiu no dia 15 de março os bancos reagiram diferente do esperado.
Veja agora o que a mudança no teto dos juros causou e como o governo está lidando com a mobilização dos bancos, principalmente agora com a adesão da Caixa e do Banco do Brasil.
Novo teto de juros
O governo Lula lançou uma Instrução Normativa instituindo a queda no teto da taxa de juros do empréstimo consignado. A taxa que praticavam anteriormente era de 2,14% e agora 1,70%.
As taxas mais baixas beneficiam principalmente aposentados e pensionistas, mas os bancos afirmam que com essas taxas os empréstimos não são viáveis.
Leia mais: Dinheiro extra: Aposentados têm novo aumento de margem nos empréstimos consignados; Veja aqui
Mas vamos ver as causas dessa suspensão e porque os bancos consideram a baixa do teto de juros impraticável.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Suspensão do consignado
Os bancos alegam diversos fatores para a inviabilidade do empréstimo consignado com taxas de 1,70% os beneficiários do INSS e servidores públicos em geral.
Um dos fatores é que o Banco Central (BC) não permite que os bancos ofereçam linhas de crédito que tenham déficit, ou seja, que não possam se sustentar.
Leia mais: BPC: Empréstimo consignado está suspenso? Como fica meu contrato?
Como as instituições financeiras do Brasil se submetem ao BC, ficam impossibilitadas de exercer a concessão de empréstimos com as novas taxas.
Uma outra questão é que 88% dos bancos que fazem empréstimos consignados são da iniciativa privada, e precisam se adequar a nova taxa, que é abaixo das taxas anteriormente aplicadas.
Caixa Econômica e Banco do Brasil aderem à suspensão do consignado
Inicialmente apenas os bancos privados iniciaram a suspensão do consignado, entretanto agora os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (que é uma parceria público-privada) resolveram também aderir.
Leia mais: Saiu comunicado dos Bancos: Agora é Oficial ! Confirmada suspensão do consignado
Esses dois bancos são responsáveis por 11% dos empréstimos consignados do país e com a sua adesão, o movimento parece estar ainda mais fortalecido.
Agora, é aguardar como o Governo Federal vai sanar esta situação e se os bancos vão ou não acabar com a suspensão do consignado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!