Tem dinheiro esquecido para receber? Termina em dezembro o prazo para que os trabalhadores recebam parcela única de R$ 1.000 do FGTS. O valor é liberado na modalidade saque extraordinário. O objetivo é aquecer a economia brasileira, mas também liberar para o cidadão um dinheiro que é seu por direito.
Normalmente, o valor de até R $1 mil pelo FGTS foi liberado no primeiro semestre do ano. Portanto, o calendário terminou em junho, mas quem não recebeu e tem saldo disponível pode resgatar o valor até o dia 15 de dezembro. Mas o recebimento, no entanto, é opcional e pode ser negado caso o cidadão ache mais conveniente.
O saque é feito pela Caixa Econômica Federal, que gerencia os pagamentos do fundo de garantia. Portanto, desde que o pagamento foi liberado o banco transferiu a quantia para a conta poupança social de cada trabalhador.
Dinheiro esquecido: resgate FGTS extraordinário
O pedido pelo recebimento de até R$ 1 mil do FGTS na modalidade extraordinário pode acontecer on-line. Portanto, a solicitação acontece no aplicativo do fundo de garantia. O cidadão tem o direito de fazer uma transferência para uma conta Caixa ou de outro banco, mas que esteja em nome do titular do fundo.

Leia mais: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei, é seu direito!
Portanto, o resgate do dinheiro esquecido, proceda da seguinte forma:
- Acesse o App do FGTS e faça login;
- Na primeira página selecione “Saque extraordinário” e consulte o valor disponível;
- Selecione “Solicitar saque” e descubra para qual conta o valor será transferido, podendo editar o destino do dinheiro;
- Confirme informando a senha do App;
- Aguarde a transferência do valor na sua conta.
O dinheiro pode cair na conta corrente do cidadão em um prazo de pelo menos 5 dias úteis.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Consultando o extrato
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Essa é uma das formas mais práticas de consultar o FGTS. Afinal, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Leia mais: Nova fase de consulta dos valores a receber do Banco Central está atrasada; veja quando irá sair
Por correspondência
Mas outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. Assim, o trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses. Para isso, informe o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, consulte o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Mas pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!