Calendário da Prova de Vida do INSS está disponível. Confira:
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), devem realizar uma vez ao ano, o procedimento da prova de vida, para que seja feita corretamente a manutenção do seu benefício, evitando assim, pagamentos indevidos e fraudes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A realização da prova de vida, voltou a ser obrigatória a partir deste ano, pois havia sido suspensa até o dia 31 de dezembro de 2021, em decorrência da pandemia do Covid-19. Agora, o beneficiários que não realizarem o procedimento, terão seu benefícios suspensos ou cancelados.
Contudo, a partir de 2022, a exigência é que para todos os aposentados e pensionistas do Instituto, a prova de vida deverá ser realizada, no mês do seu aniversário. Desse modo, os beneficiários devem se atentar, ao calendário disponibilizado, isso porque, estão inclusos os segurados, que estão com sua comprovação de vida vencida desde 2020.
Nesse sentido, o beneficiário deverá verificar, qual foi a última data em que realizou o procedimento, pois se deixar de realizar neste ano, terá seu benefício bloqueado até que sejam tomadas as devidas providências para sua regularização.
Confira abaixo, o calendário da prova de vida do INSS para 2022:

Leia mais: Pagamento do 13° salário do INSS em 2022 – Confira:
Como a prova de vida poderá ser feita?
O procedimento, deve ser realizado na instituição financeira (banco), em que o segurado recebe mensalmente seu benefício. A prova de vida, pode ser feita diretamente nos caixas eletrônicos, através da biometria, ou presencialmente na agência bancária, devendo o beneficiários ter em mãos, seu documento de identificação pessoal com foto e CPF.
Ainda, há bancos que disponibilizam aos seus assistidos, a possibilidade da comprovação de vida ser feita através do internet banking, ou ainda, por meio do aplicativo do próprio banco, sendo realizado o procedimento de modo online, o que acarreta na otimização de tempo.
Já, os cidadãos que possuem sua biometria facial, devidamente cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), poderão fazer o procedimento online, através do aplicativo Meu INSS, que é a plataforma oficial do Governo Federal, para realização de requerimentos dos segurados do Instituto.
Os beneficiários com idade superior a 80 anos, que possuem dificuldade em se locomover, podem fazer o pedido para que a prova de vida, seja feita a domicílio, ou seja, em sua casa. Devendo seu pedido ser feito diretamente na plataforma do Meu INSS, ou pela Central de Atendimento do Instituto, telefone 135.
Leia mais: Receba R$ 10 MIL do FGTS agora em 2022 – Saiba como
Se você gostou das informações sobre a Prova de Vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: