A divulgação do calendário de pagamentos do 13º salário do INSS solucionou questionamentos feitos por milhões de brasileiros a respeito do funcionamento do abono em 2023. Com isso, as datas ficaram esclarecidas e agora os aposentados podem saber se o valor será adiantado ou não.
Leia a seguir como fica o pagamento do salário extra de aposentados este ano.
O 13º salário será antecipado em 2023?
Nos últimos anos, uma prática adotada pelo Governo Federal tem sido a de antecipação do 13º salário. Isso significa que, em 2020, 2021 e 2022 uma das duas parcelas do abono natalino era paga nos primeiros meses do ano. A intenção da medida era que os brasileiros não tivessem que esperar até o segundo semestre para o pagamento extra, que poderia ser utilizado para organizar suas finanças.
Leia mais: Boa notícia: Entenda como aposentados podem ser isentos de declaração de imposto de renda; Veja aqui
Consequentemente, aposentados e pensionistas do INSS com direito ao décimo terceiro também eram beneficiados com o adiantamento. Contudo, o Brasil está sob um novo governo em 2023, após a vitória de Lula nas eleições presidenciais em outubro. Com isso, a dúvida de muitos aposentados é se a antecipação continuará a vigorar este ano.
Porém, não existem indícios de que uma parcela do 13º seja paga nos próximos meses. Na verdade, de acordo com o calendário divulgado pelo INSS, a confirmação é exatamente do oposto: o pagamento volta a acontecer nas datas normais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Datas de pagamento do 13º do INSS
Dessa forma, os pagamentos ocorrerão no segundo semestre, para ambas as parcelas do 13º. Elas acontecerão entre os meses de agosto e setembro para a primeira parcela, e novembro e dezembro para a segunda parcela. Para receber, você deve levar em consideração o valor do seu salário mensal pago pelo INSS, bem como o dígito final do seu NIS.
Leia mais: Finalmente: Saiba com conseguir isenção da declaração de Imposto de Renda; Veja mais informações
Assim, as datas de pagamento serão, para beneficiários que recebem um salário mínimo:
- 25 de agosto a 8 de setembro, primeira parcela
- 24 de novembro a 7 de dezembro, segunda parcela
Já aqueles que recebem valor superior a um salário mínimo, receberão seus pagamentos em datas diferentes:
- 1º de setembro a 8 de setembro, primeira parcela
- 1º de dezembro a 7 de dezembro, segunda parcela

Quem fica de fora dos pagamentos?
O pagamento do 13º salário será feito para quase todos os beneficiários do INSS. A lista inclui aposentados por idade, contribuição ou invalidez; aqueles que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente, pensão por morte ou salário-maternidade.
Leia mais: Maravilha: Saiba como receber duas parcelas extras de R$ 651 do INSS este ano
No entanto, pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem continuar fora da lista de pagamentos, sendo a única exceção. Esse grupo receberá os demais pagamentos de forma normal.
Essas informações devem permanecer sem alteração pelo INSS até o momento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!