Num anúncio que vai afetar diretamente a vida de milhões de brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou recentemente as datas de pagamento para o ano de 2024. Este calendário é de grande relevância para pensionistas e aposentados, pois facilita a gestão das suas finanças ao longo do ano.
O número gigantesco de pagamentos mensais, que totalizam 39.036.865, são divididos entre benefícios assistenciais e previdenciários. Desses, 33.379.120 são benefícios previdenciários, enquanto 5.657.745 são assistenciais. O sistema de programação de pagamentos do INSS é baseado no número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador.
CLIQUE AQUI e receba as Principais Notícias do BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Pagamentos de até um salário mínimo
A maioria dos beneficiados, o que equivale a 26.168.062 pessoas, recebe até um salário mínimo. Essas pessoas têm um cronograma de pagamento diferente daqueles que ganham mais de um salário mínimo, que representam 12.868.803 beneficiários. Para saber a data específica do seu pagamento, basta verificar o número final do seu benefício (sem considerar o traço ou o dígito verificador).
Leia mais: Revisão Aprovada para Aposentados Anteriores a 2008 pelo STF – Aumento de Salário!
Quais são as datas de pagamento para dezembro de 2023?
Um dado interessante sobre a tabela divulgada é a antecipação das datas de pagamentos referentes ao mês de dezembro de 2023. Segundo o calendário, a liberação do pagamento para quem ganha um salário mínimo, com final de benefício 1, iniciou no dia 21 de dezembro.

Essa programação avança até o dia 8 de janeiro de 2024, com três grupos sendo contemplados: final 0 que ganha um salário mínimo e finais 0 e 8 que ganham mais de um salário mínimo. Tendo em vista que muitos contam com esses valores para arcar com as despesas mensais, é essencial o conhecimento destas datas para garantir o recebimento dos benefícios pontualmente.
Leia mais: Salário Mínimo para 2024: Confira o Valor do Reajuste Anual!
Para o ano de 2024, a nova política de valorização do salário mínimo entrará em vigor. A expectativa é que o salário mínimo esteja na casa dos R$ 1421, sofrendo alterações caso haja mudanças nos índices de inflação e PIB.
Diante de todas essas informações, fica evidente a importância de se organizar financeiramente tendo como base o calendário do INSS. Ainda mais para aqueles que, em todo o país, dependem desses benefícios para cuidar do sustento de suas famílias.
Leia mais: 11 Benefícios Exclusivos para Aposentados com o Cartão Benefício INSS – Saiba Mais!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!