O retorno do Bolsa Família traz diversas novidades àqueles que são beneficiados com o programa que auxilia famílias de baixa renda do Brasil há quase duas décadas completas. Com a transição de programas após a troca de governos, muitas inovações estão sendo pensadas para melhor servir aqueles que recebem o pagamento mensal, como o cartão Bolsa Família.
Confira a seguir tudo que você precisa entender sobre a mudança de volta para o Bolsa Família e o que deve mudar para aqueles que o recebem.
Um novo Bolsa Família
O ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o Bolsa Família, após anos do programa servindo como auxílio a famílias de baixa renda. No lugar, ele criou o Auxílio Brasil, com os mesmos propósitos e poucas mudanças.
Leia mais: 14º SALÁRIO PODE SER PAGO NA PRÓXIMA SEMANA? Veja agora as últimas notícias para os aposentados
Em 2023, com o retorno de Lula ao governo, o Bolsa Família foi restituído. A intenção é retomar as medidas de governo do PT de quando o partido estava no poder anos atrás, e o programa retorna ao seu lugar como substituto do Auxílio-Brasil.
No entanto, algumas mudanças estão sendo anunciadas para os pagamentos do benefício e suas exigências ao longo dos primeiros meses do ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mudanças no Auxílio-Brasil
Anteriormente, o Auxílio-Brasil já vinha passando por mudanças para uma espécie de modernização. Bolsonaro já havia conquistado a inserção de chips nos cartões fornecidos aos beneficiários do programa, que possibilitaram comprar na forma de cartão de débito. Infelizmente, a mudança não foi efetuada para todos os beneficiários do auxílio.
Leia mais: Empréstimo Consignado do INSS muda em Fevereiro! Veja agora!
A existência do Caixa Tem foi um avanço, possibilitando transações digitais como PIX, transferências e pagamento de boletos digitais, além de compras online para quem recebesse o Auxílio-Brasil. As mudanças desse período foram extremamente úteis para os brasileiros e servem como base para os próximos passos que o governo atual pretende dar, com atualizações e modernizações para o Bolsa Família.
Cartão de débito para beneficiários
No entanto, diversos fatores devem ser considerados para efetuar mudanças no Bolsa Família. Por exemplo, muitos ainda gostam de receber o dinheiro em mãos, o que causa um tráfego enorme de filas em agências da Caixa ou lotéricas. Portanto, uma das soluções encontradas pelo Governo Lula foi a implementação de um cartão de débito do Bolsa Família.
Leia mais: INSS suspende a prova de vida para 2023? Confira!
Com a nova função no cartão dos beneficiados, os caixas eletrônicos solucionariam a demanda desses grupos que preferem o benefício em espécie, e também traria a oportunidade de efetuar compras físicas com o auxílio.
Ao contrário do que foi atingido durante os anos de Auxílio Brasil, a expectativa da Caixa Econômica é conceder a nova função a todos os beneficiados, possibilitando a todos o acesso ao cartão de débito do Bolsa Família. O novo documento será entregue também aos povos indígenas e pescadores que tenham direito ao seguro-defeso.
Também é de intenção do governo transformar a conta do Bolsa Família em uma poupança. O objetivo é “incentivar a poupança e a inclusão financeira”, de acordo com a presidente da Caixa.
Todas as mudanças no Bolsa Família estão sendo anunciadas nos primeiros meses de 2023. O objetivo é que elas entrem em vigor quanto antes e tornar a transição de programas mais tranquila para brasileiros.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!