Quando se trata de doença mental, há muitos equívocos. Muitas pessoas pensam que apenas a doença física pode levar à aposentadoria, mas isso não é verdade. Há uma variedade de doenças mentais que podem permitir que você se aposente. Mas é claro, precisam ser atestadas pelos médicos perítos do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
As classificações das doenças ‘psicológicas’ tem como referência o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e a Classificação Internacional de Doenças (CID). O DSM funciona como um sistema, que organiza cada disturbio em cinco níveis, que tem relação à distúrbios, transtornos, perturbações e disfunções. Confira abaixo como funciona e em seguida como levam à aposentadoria.
Leia em seguida: Saiba quem pode receber os atrasados pagos pelo INSS
Classificações do DSM:
- Eixo I: transtornos clínicos, que incluem transtornos mentais e problemas de crescimento e problemas para aprender.
- Exemplos: depressão, ansiedade, transtornos mentais, TDAH e esquizofrenia;
- Eixo II: demência parcial ou completa, assim como retardo mental.
- Exemplos: transtorno de caráter limítrofe, transtorno de caráter esquizóide, transtorno de caráter anti social e transtorno de caráter narcisista;
- Eixo III: condições médicas graves ou distúrbios físicos;
- Eixo IV: fatores naturais ou psicológicos que causam ruptura;
- Eixo V: Escala Internacional de Avaliação de Desempenho para Menores de 18 Anos.
Assim como o DSM, a classificação das doenças mentais na CID também é seguida pelos profissionais de saúde mental.
Além disso, é importante destacar que a doença mental deve ser comprovada por um especialista do INSS, após a edição da perícia por meio do Portal Meu INSS, do aplicativo Meu INSS ou do canal telefônico 135. Garantir o benefício de invalidez do INSS para quem sofre de doença mental não é a doença em si, mas a deficiência que a causa. Então, não basta a doença, é importante que um méidco perito do INSS declare que o empregado não pode continuar com seu trabalho, por algum tempo ou permanente.
Doenças que podem levar à aposentadoria
Leia em seguida: Como multiplicar o seu dinheiro? Veja agora
- Depressão: A depressão é um transtorno mental comum que pode ser debilitante. Se você sofre de depressão, pode ser elegível para a aposentadoria se suas circunstâncias permitirem.
- Transtornos de Ansiedade: Os transtornos de ansiedade são outro tipo de doença mental que pode dificultar o trabalho em sua vida diária. Se o seu transtorno de ansiedade for grave o suficiente, você pode ter direito a benefícios de aposentadoria.
- PTSD: é uma condição séria que pode ocorrer após um evento traumático. Se você tem TEPT, pode se aposentar se seus sintomas o impedirem de trabalhar.
- Doença de Alzheimer: Este distúrbio debilitante pode levar à perda de memória, tomada de decisão prejudicada e, por fim, demência. Caso tenha diagnóstico do Alzheimer, poderá ser elegível para os benefícios..
- Esquizofrenia: definido por delírios, alucinações e pensamento impulsivo. Pode ser muito forte, o que torna difícil trabalhar ou trabalhar todos os dias. Então se você sofre de esquizofrenia ou conhece alguém que sofre, pode ter direito a benefícios de aposentadoria.
- Transtorno Bipolar: esta doença mental é definida por uma mudança dramática no humor, nos níveis de energia e no comportamento. As pessoas com transtorno bipolar acham difícil manter seus empregos por causa de sua condição. Então caso haja diagnóstico do transtorno bipolar, pode ser elegível para benefícios de aposentadoria do INSS.
Assim, receba nossas informações todo dia de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais!
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!