Atenção você que tem cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) e deseja tirar sua carteira de habilitação (CNH). Agora ficou mais fácil ainda, pois os beneficiários do Bolsa Família podem solicitar a CNH Social.
Esta é uma incrível oportunidade e você confere agora mesmo como garantir seus direitos! Leia a matéria completa e se prepare para este grande passo rumo à sua independência.
Leia em seguida: Confira quais valores devem ser pagos em março para aposentados do INSS; Entenda pagamento duplo
Como funciona a CNH Social para quem recebe Bolsa Família
Primeiramente, é importante destacar que não são todos os estados brasileiros que terão este benefício. Pelo menos a princípio, apenas alguns foram beneficiados com a possibilidade de solicitar a CNH Social.
Confira a lista dos estados que já podem oferecer essa novidade:
- Acre;
- Amazonas;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Alagoas;
- Pernambuco;
- Roraima.
Deste modo, é preciso torcer para que o programa funcione realmente e se estenda para outros estados brasileiros, beneficiando ainda mais a população. Vale destacar que a possibilidade de ter uma carteira de habilitação não é nenhum luxo, mas sim, uma forma de também gerar oportunidade de capacitação de trabalho para muitos. Exemplos disso são as pessoas que conseguiram uma fonte de renda como motoristas de aplicativo e demais formas de gerar renda dirigindo.
Leia em seguida: Bolsa Família 2023: Como estão funcionando os pagamentos do benefício este ano? Entenda
Como emitir a CNH Social
Primeiramente, o beneficiado do Bolsa Família deve acessar o site oficial do Detran e buscar a opção “Inscrição da CNH Social”. Depois disso, preencha o formulário solicitado com seus dados pessoais e demais informações solicitadas.
Deste modo, envie o formulário respondido e aguarde o contato do próprio Detran que te orientará para os próximos passos para a realização da sua carteira de habilitação.
Leia em seguida: Veja agora: Calendário do Bolsa Família confirma retorno de pagamentos ainda esta semana; Confira as datas
A importância da CNH na vida dos brasileiros
Como dito anteriormente, a CNH pode ser porta de entrada para diversos meios de trabalho e geração de renda para famílias de baixa renda. Inclusive, esse tipo de serviço de motorista de aplicativo foi uma das áreas que mais cresceu diante da crise econômica pós-pandemia.
Inclusive, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) revelou que o número de motoristas mulheres que usam o carro como ferramenta de trabalho cresceu 50,3%,os anos de 2019 e 2023. A possibilidade de ter uma CNH Social impacta justamente a prioridade do programa Bolsa Família, que são as mulheres chefes de família.
Contudo, sabe-se que o custo atual para emitir uma CNH é alto para muitas pessoas e esse empecilho financeiro acaba sendo um obstáculo para quem deseja dirigir e trabalhar nesse ramo. O Detran também revelou que 42% de jovens entre 16 e 25 anos dirigiam carros sem carteira de motorista e, assim, fez uma pesquisa que constatou apenas 10,5% desses jovens demonstram real interesse em emitir o documento.
Leia em seguida: Boa notícia: Surpresa anunciada na folha de pagamento dos aposentados; O que irá mudar?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!