Tem banco sendo multado em 300% por cobrança irregular de empréstimo consignado! Entenda o drama e veja as taxas abusivas!
Confira aqui qual foi o banco que recebeu uma multa bombástica por cobrar juros irregulares no empréstimo consignado! Veja aqui!
Banco foi multado por irregularidade em empréstimo consignado!
O Banco Pan foi multado em 300% em virtude de uma conta referente ao desconto irregular do empréstimo consignado, sem que o cliente tivesse contratado a modalidade, assim agindo de má fé para cobrar os valores.
Leia mais: Aposentados e Pensionistas devem ficar atentos ao novo golpe do INSS
O caso ocorreu na 6ª Vara Cível de BH (Belo Horizonte, MG), com reforço sobre a proibição de creditar quaisquer valores de conta bancária sem a autorização do consumidor, ou seja, sem que os empréstimos sejam devidamente contratados.
A princípio a multa seria de 100% do valor depositado, com o banco tornando-se impossibilitado de realizar operações de crédito consignado pelo celular.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Multa com valor recorde! Veja quanto o banco teve de pagar!
A multa do Banco Pan atingiu 300% do valor depositado após desrespeitar a liminar judicial, assim foi concluído que o banco continuou abatendo indevidamente os valores na conta dos consumidores.
Apesar da condenação, o banco alega que não descumpriu ordem judicial, uma vez que seria impossível identificar os consumidores através do Reclame Aqui, plataforma gratuita para registrar reclamações sobre empresas, produtos e mais.
Leia mais:
Entretanto, o juiz responsável pelo caso apontou que, apesar do argumento de que não é possível identificar os consumidores, a plataforma Reclame Aqui qualifica uma série de contratantes. Além disso, os relatos são os mesmos, apontando que houve depósito indevido na conta.
A ação resultou de ações do Procon de Uberaba, cidade mineira onde ocorreu a denuncia.
A denúncia e o empréstimo consignado
De acordo com o Procon, o banco vinha realizando empréstimos consignados sem o conhecimento do cliente.
Assim aproveitando-se especialmente de aposentados, pensionistas e idosos vulneráveis no geral, pessoas com menos conhecimento quanto ao crédito sendo contratado.
Dessa forma as pessoas averiguavam apenas os valores desaparecendo mensalmente, direto da folha de pagamento, uma vez que os empréstimos consignados tem parcelas retidas direto na fonte.
Leia mais: Golpe do PIX; perdeu dinheiro? Veja agora como recuperar
Ainda sobre o assunto de cobranças indevidas de empréstimo consignado, em junho de 2022 o Banco C6 teve suspensas todas as atividades envolvendo crédito consignado, também devido a reclamações de cobranças indevidas de empréstimo consignado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Nova parcela do 13º salário confirmada para novembro! Veja!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!