Donas de casa podem receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2023? Claro que sim! Donas de casa representam quase 7% da população brasileira, muitas delas em jornada única, ou seja, não tem outro trabalho além de cuidar do lar.
Todavia, muitas donas de casa sequer sabem que podem optar por receber benefícios do INSS, muitos deles fundamentais, podendo ser o diferencial em momentos onde há comprometimento da saúde do cidadão.
Nesta matéria você confere:
- Dona de casa pode receber benefício do INSS?
- Como contribuir sendo dona de casa;
- Requisitos da aposentadoria para donas de casa.
Dona de casa pode receber benefício do INSS?
Sim! Mas para que a dona de casa receba benefícios do INSS, especialmente a aposentadoria, garantindo assim seu descanso remunerado na melhor idade, é necessário que a dona de casa organize-se e contribua para o INSS.
Leia em seguida: Confira: A verdade sobre o 13º salário do INSS em 2023; Veja o que foi divulgado
Veja abaixo três formas de como a dona de casa pode optar por contribuir para o INSS, garantindo assim o acesso a importantes benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como contribuir sendo dona de casa
Para ter direito à aposentadoria do INSS e outros benefícios, é necessário que a dona de casa contribua para o órgão.
Leia em seguida: Boa notícia: Surpresa anunciada na folha de pagamento dos aposentados; O que irá mudar?
Existem três formas, veja abaixo:
- Convencional: Para a dona de casa que quer aposentar-se com um benefício mais alto que o salário mínimo. A alíquota de pagamento é de 20% sobre o salário mínimo, pago da Guia de Previdência Social (GPS) de forma mensal ou trimestral.
- Simplificado: Para as donas de casa que desejam uma aposentadoria com um salário mínimo, com contribuição de 11% da alíquota e o pagamento, também, feita através da GPS;
- Facultativo de baixa renda: Para ter direito a esta forma de contribuição é necessário: pertencer à família de baixa renda (renda mensal de até dois salários mínimos), ou fazer parte de uma família cadastrada no CADÚnico, com situação atualizada nos últimos dois anos, ou não ter atividade remunerada, ou dedicar-se ao trabalho doméstico em sua própria casa ou não possuir renda própria. Neste caso paga-se alíquota de 5% sobre o salário mínimo.
Leia em seguida: Bolsa Família 2023: Como estão funcionando os pagamentos do benefício este ano? Entenda
Requisitos da aposentadoria para donas de casa
Após a reforma de 2019, donas de casa deverão atingir requisitos de idade e contribuição mínima para o INSS, isso em ordem de solicitar a aposentadoria.
Assim, tendo em base as alíquotas do INSS entre 5% e 11%, donas de casa precisarão confirmar 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para solicitar a aposentadoria do INSS.
Leia em seguida: Confira quais valores devem ser pagos em março para aposentados do INSS; Entenda pagamento duplo
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!