Como aumentar o valor do benefício do INSS
Os beneficiários do INSS têm a possibilidade de aumentar o valor do benefício que recebem. Essa medida pode ser solicitada por aqueles que desconfiam que estão recebendo menos do que tem direito e, se comprovado, podem conseguir valores maiores.
Leia mais: 13° salário será antecipado novamente?
Essa medida para aumentar o valor do benefício é conhecida como “Revisão da Vida Toda”. Nessa matéria, explicaremos como funciona essa revisão, como solicitar e quais os trâmites até a sua aprovação. No momento, quem solicitou está aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito a Revisão da Vida Toda são os beneficiários que contribuíam com salários mais elevados antes de julho de 1994, quando houve a mudança da moeda nacional. A mudança da moeda passou a considerar somente os valores das contribuições depois de julho de 1994, prejudicando muitos beneficiários que não puderam incluir os valores após isso.
A Revisão da Vida Toda fará o recálculo da média salarial do segurado, incluindo na conta os valores de contribuição anteriores a julho de 1994, fazendo, assim, com que o valor de benefício aumente. Porém, é preciso ter muito cuidado ao solicitar a revisão, pois há um risco de diminuir ainda mais seu benefício, caso você tenha tido contribuições muito baixas antes da mudança da morda nacional.
Quem se aposentou entre novembro de 1999 e novembro de 2019 pode solicitar a Revisão da Vida Toda. O prazo máximo é de 10 anos para fazer a solicitação da revisão do benefício. Os benefícios que têm direito a revisão da vida toda são as aposentadorias, auxílio-doença e pensão por morte.
Leia mais: INSS: Liberado calendário de pagamentos 13º e 14º salário!
Julgamento da Revisão da Vida Toda
A decisão da Revisão da Vida Toda está em processo no Supremo Tribunal Federal- STF desde o ano de 2020 e até o momento não foi concluído. Houve o empate de 5 a 5 e o julgamento foi suspenso em todo o território nacional.
Como houve o recesso de fim de ano, a votação deve retornar a partir de fevereiro de 2022. Além disso, o Ministro Alexandre de Moraes que julgava o caso, fez o pedido de vistas desse processo, ou seja, pediu um tempo para poder analisar o processo com mais calma. Portanto, ainda não houve a decisão sobre o mesmo.
Leia mais: Banco Central libera sistema de consulta de valores aos brasileiros
Se você gostou das informações sobre a revisão da vida toda, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: