A aposentadoria é um marco na carreira do trabalhador brasileiro. Os cidadãos esperam muito por ela. A aposentadoria é resultado de anos de contribuição e serviços. Mas você sabia que é possível adquirir um aumento no valor a ser recebido pelo INSS com uma contribuição única? Isso mesmo! Com um único pagamento ao INSS, sua aposentadoria pode aumentar!
Leia abaixo como funciona e qual a legalidade desse processo em 2023.
Milagre da Contribuição Única para aposentadoria
De forma resumida, o Milagre da Contribuição Única é uma forma de aumentar de forma significativa o valor de uma aposentadoria. Ou seja, você contribui pelo teto do INSS (valor máximo) e sua aposentadoria, basicamente, passaria dos R$ 4.000,00. Em nota oficial, o INSS afirmou achar a técnica um comportamento abusivo, que foi descoberto após encontrarem uma brecha na Reforma da Previdência de 2019.
Leia mais: Imposto de Renda sofre ALTERAÇÕES em 2023: Fique por dentro aqui
Vamos considerar que o que é levado em conta para o cálculo da aposentadoria é o valor das contribuições após julho de 1994. Nesse caso, se uma pessoa realiza única uma contribuição, no valor do teto do INSS (atualmente equivalente a R$ 7.507,49), o cálculo teria que considerar esse valor. Assim, o valor resultante aumenta e, consequentemente, o salário de aposentado também.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vale a pena?
Ocasionalmente, a contribuição única valeria a pena. Acontece que, quando você possui baixos números de contribuição, de maneira geral, seria mais benéfico que você optasse pela contribuição única, que seria o valor a ser considerado no cálculo da sua aposentadoria a ser paga pelo INSS.
Leia mais: GOLPE: o que fazer em casos de CLONAGEM de cartão de crédito? Saiba aqui
Quem pode conseguir?
Infelizmente, o Milagre da Contribuição Única não é mais possível. Desde maio do ano passado, entrou em vigor uma lei que encerrou qualquer forma de usar essa técnica para aumentar o valor de sua aposentadoria com apenas uma contribuição ao INSS.
Leia mais: CUIDADO: Bolsa Família está passando por PENTE FINO! Saiba mais
No entanto, existe ainda uma solução. Caso você tenha alcançado a idade mínima para aposentadoria e tenha feito uma contribuição única até maio de 2022, quando a lei 14.331/2022 passou a ser válida, ela ainda será válida, e você poderá usá-la para calcular o valor de sua aposentadoria.
Dessa forma, é importante estar atento(a) aos seus direitos caso esse seja o seu caso.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!