Nos últimos meses, o Banco Central liberou valores esquecidos pelos brasileiros em contas de várias instituições financeiras. Nisso, todas as informações sobre como consultar os valores a receber do Banco Central você encontra aqui.
Nesse sentido, para fazer a consulta dos valores a receber, foi criada uma plataforma própria e o pagamento foi dividido em duas fases. A primeira fase já se encerrou, a segunda que estava prevista para iniciar no dia 2 de maio e segue sem previsão para iniciar.
Por isso, veja tudo sobre como consultar os valores a receber do Banco Central. Acompanhe!
De que se trata os valores a receber do Banco Central?
Para iniciar nossa explicação, antes de mais nada, precisamos explicar de que se trata os valores a receber. Eles são provenientes de recursos remanescentes de: contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível.
E além disso, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central além de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito.

Para finalizar, também estão dentro desses valores os recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Leia mais: Banco Central realiza pagamento de valores perdidos; consulte
Segunda Fase valores a receber
Desde o dia 17 de abril, o sistema do Banco Central está passando por reformulações. Nesse sentido, uma das mudanças é que a segunda fase dará as informações solicitadas e permitirá que os valores sejam resgatados no mesmo dia.
Entre outras mudanças, o sistema contará com novas informações repassadas pelos bancos. Isso significa que, se você fez uma primeira consulta e não tinha valores a receber, deverá consultar novamente o sistema, pois poderá ter novos recursos.
E além disso, o sistema criado pelo Banco Central para consultar os valores a receber é o Sistema Valores a Receber. Neste caso, para acessar você precisa incluir os dados pessoais, que é o mesmo acesso na plataforma gov.br. De acordo com a entidade, são cerca de R$8 bilhões esquecidos nos bancos.
Leia mais: Banco Central libera consulta dos valores a receber? Veja agora
Veja como sacar os valores a receber do Banco Central
Para sacar os valores a receber do Banco Central, você pode fazer isso por PIX. Neste caso, é só selecionar a opção “Solicitar por aqui”. E além disso, poderá também através da própria instituição.
Para isso, basta selecionar a opção “Solicitar via instituição”. Dessa última forma, ele entra em contato com a instituição financeira para receber valores. No entanto, é necessário ter o selo prata ou ouro na plataforma gov.br para fazer os saques.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!